15 novos casos de covid-19 em São Miguel e Terceira

FOTO DL

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 15 casos positivos de covid-19, sendo 11 em São Miguel e quatro na Terceira, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

No seu comunicado diário, a entidade adianta que os novos casos foram detetados na sequência de 1.122 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas, tendo sido também registada uma recuperação na ilha de São Miguel.

Sobre os casos diagnosticados, a Autoridade de Saúde açoriana explica que, na ilha de São Miguel, foi diagnosticada uma mulher de 26 anos, “não residente na região, proveniente de ligação aérea com território continental português, que obteve resultado positivo no teste de despiste ao SARS-CoV-2 realizado à chegada”.

Os restantes 10 casos detetados na maior ilha açoriana correspondem “a contactos próximos de alto risco de casos positivos identificados anteriormente, que estavam em isolamento profilático desde a sua identificação como contactos próximos”.

Assim, foram diagnosticados em São Miguel, uma mulher de 45 anos e dois homens, de 17 e 24 anos, “pertencentes ao mesmo agregado familiar”.

Há ainda sete casos positivos relacionados com um estabelecimento de diversão, seis dos quais correspondentes a mulheres, com idades entre 22 e 46 anos, e o sétimo a um homem, de 28 anos de idade, diz ainda a entidade, avançando que “o referido estabelecimento, situado em Ponta Delgada, encontra-se encerrado por determinação da Autoridade de Saúde Concelhia”.

Num comunicado emitido posteriormente à divulgação do boletim diário, a Autoridade de Saúde Regional, esclarece que “na sequência de terem sido diagnosticados sete casos positivos de covid-19 associados ao Doll House Gentlemen’s Club”, situado na freguesia de São Pedro, na cidade de Ponta Delgada, “está a proceder-se à identificação e testagem de todos os contactos próximos para despiste do SARS-CoV-2”.

A Autoridade de Saúde Regional solicita “a quem tenha frequentado este estabelecimento nos dias 30 e 31 de outubro e 01, 02 e 03 de novembro, e a quem tenha contactado com frequentadores desse estabelecimento, que contacte a Linha de Saúde Açores”, através do número 808 24 60 24, para a realização de teste de despiste ao novo coronavírus.

Além disso, a Autoridade de Saúde Regional pede também a quem frequentou o referido estabelecimento que “adote todas as medidas de prevenção, nomeadamente o isolamento profilático”.

Nas últimas 24 horas foram ainda detetados quatro casos positivos na ilha Terceira “relacionados com um estabelecimento de restauração na freguesia de São Mateus”, nomeadamente três mulheres, com idades entre 32 e 49 anos de idade, e um homem, de 41 anos.

A Autoridade de Saúde Concelhia “já desencadeou os procedimentos inerentes à identificação, testagem e vigilância de contactos próximos” e determinou “o encerramento de um estabelecimento de ensino em Angra do Heroísmo”, na ilha Terceira, no qual “trabalha um dos casos acima referidos, pelo período de 14 dias”, bem como “a realização de testes de despiste ao vírus SARS-CoV-2 de todos os trabalhadores e alunos do mesmo”.

O boletim diário dá nota ainda da recuperação, nas últimas 24 horas, de um homem de 69 anos, na ilha de São Miguel, elevando para 239 o número de casos recuperados na região.

Até ao momento, foram detetados nos Açores 422 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19.

Há atualmente 102 casos positivos ativos, dos quais 78 em São Miguel, 15 na Terceira, um na Graciosa, quatro no Pico, dois no Faial, um em Santa Maria e um na ilha das Flores.

Lusa/DL

Categorias: Saúde

Deixe o seu comentário