16 novos casos de covid-19 em São Miguel, São Jorge e Faial

FOTO DL

Decorrentes das 1.485 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas, foram diagnosticados 16 casos positivos de covid-19, sendo 13 na ilha de São Miguel, dois na ilha de São Jorge e um na ilha do Faial.

Assim, no âmbito do rastreio à chegada à região, foram detetados cinco casos positivos, todos provenientes de ligação aérea com território continental português, dos quais três na ilha de São Miguel, um na ilha de São Jorge e um na ilha do Faial.

Na ilha de São Miguel, dois casos foram diagnosticados através de teste de despiste à SARS-CoV-2 realizado à chegada, correspondendo a uma mulher de 24 anos, residente na região, e um homem de 41 anos, não residente.

Foi ainda diagnosticado um homem de 43 anos de idade, residente na região, que realizou teste de despiste ao SARS-CoV-2 à chegada com resultado negativo e obteve resultado positivo no teste efetuado após o sexto dia.

Na ilha de São Jorge, foi diagnosticado um homem de 25 anos de idade, não residente na região, proveniente de ligação aérea com território continental, que realizou teste de despiste ao SARS-CoV-2 à chegada com resultado negativo e obteve resultado positivo no teste efetuado após o sexto dia.

Na ilha do Faial, foi detetado um caso positivo, através de teste de despiste ao SARS-CoV-2 realizado à chegada ao arquipélago, referente a um homem de 45 anos, não residente na região e proveniente de ligação aérea com território continental.

No âmbito das cadeias de transmissão em investigação epidemiológica na ilha de São Miguel, foram identificados 11 casos, dos quais 10 na ilha de São Miguel e um na ilha de São Jorge.

Assim, foram detetados uma criança de 8 anos e uma mulher de 27 anos, e quatro homens com idades compreendidas entre 18 e 62 anos, tendo a Autoridade de Saúde Concelhia determinado o encerramento temporário de um estabelecimento de ensino no concelho da Ribeira Grande.

No contexto da investigação epidemiológica relacionada com um estabelecimento de diversão em Ponta Delgada, foram diagnosticados três casos positivos na ilha de São Miguel, homens, com idades compreendidas entre 36 e 66 anos, e um caso positivo na ilha de São Jorge, correspondendo a uma mulher de 24 anos.

Foi ainda diagnosticado, na ilha de São Miguel, um homem de 61 anos de idade, contacto próximo de outro caso anteriormente reportado.

Acresce referir que, cumprindo os critérios de recuperação em território continental, saíram da região dois indivíduos do sexo masculino, de 26 e 34 anos, um da ilha Terceira e outro da ilha de São Miguel.

Assim, até ao momento, foram detetados na Região 457 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se atualmente 241 casos recuperados e 135 casos positivos ativos, dos quais 107 na ilha de São Miguel, 14 na ilha Terceira, um na ilha Graciosa, dois na ilha de São Jorge, seis na ilha do Pico, três na ilha do Faial, um na ilha de Santa Maria e um na ilha das Flores.

DL

Categorias: Saúde

Deixe o seu comentário