19 novos casos de covid-19 nos Açores

FOTO DR

Decorrentes das 1.265 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas, foram diagnosticados 19 casos positivos de covid-19, sendo 17 na ilha de São Miguel e dois na ilha do Pico.

Na ilha de São Miguel, foram diagnosticados duas mulheres de 29 e 48 anos de idade, e seis homens com idades compreendidas entre 4 e 51 anos, relacionados com um estabelecimento de diversão situado na freguesia de São Pedro, em Ponta Delgada.

No âmbito da investigação epidemiológica destes casos, a Autoridade de Saúde Concelhia já diligenciou os procedimentos de identificação, testagem e vigilância de contactos próximos, estando em curso testes de despiste ao SARS-CoV-2 a docentes, trabalhadores não docentes e alunos da Universidade dos Açores e de um jardim de infância situado em Ponta Delgada.

Foram ainda identificados, na ilha de São Miguel, seis homens com idades compreendidas entre 13 e 55 anos, e três mulheres com idades compreendidas entre os 9 e 42 anos, contactos próximos de casos positivos anteriormente reportados.

No âmbito deste último caso, estão em curso os procedimentos de identificação e testagem de docentes, trabalhadores não docentes e alunos de um estabelecimento de ensino no concelho da Ribeira Grande.

Na ilha do Pico, foram diagnosticados duas mulheres de 55 e 62 anos, não residentes na região, provenientes de ligação aérea com território continental português, contactos próximos de alto risco de casos positivos anteriormente reportados, que estavam em isolamento profilático desde a sua identificação como contactos próximos, cujo teste realizado no fim do período de 14 dias de isolamento produziu resultado positivo.

Assim, até ao momento, foram detetados na região 441 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se atualmente 241 casos recuperados e 121 casos positivos ativos, dos quais 95 na ilha de São Miguel, 15 na ilha Terceira, um na ilha Graciosa, seis na ilha do Pico, dois na ilha do Faial, um na ilha de Santa Maria e um na ilha das Flores.

DL

Categorias: Saúde

Deixe o seu comentário