88 novos casos, todos em São Miguel

© DL

Os Açores têm esta terça-feira, 12 de janeiro, 88 novos casos de covid-19, todos em São Miguel, e 95 recuperações, contando, assim, com um total de 841 casos ativos, num dia em que se registam mais três internamentos.

Segundo o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional, entre segunda-feira e hoje foram detetados 86 casos de infeção pelo novo coronavírus “em contexto de transmissão comunitária” e os outros dois dizem respeito a não residentes que foram diagnosticados no teste de rastreio de sexto dia, feito depois de uma viagem para a região.

Registam-se também 92 recuperações em São Miguel – 26 no concelho da Ribeira Grande, 26 em Vila Franca do Campo, 23 em Ponta Delgada e 17 na Lagoa -, duas no concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira, e uma na Horta, no Faial.

Concelho de Lagoa conta com 74 casos positivos ativos, sendo 41 na vila de Água de Pau, 17 na freguesia do Cabouco, oito na freguesia de Nossa Senhora do Rosário, sete em Santa Cruz e um caso na Ribeira Chã.

Os internamentos aumentaram esta terça-feira para 27, mais três do que na segunda-feira, devido à entrada de um doente para a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (que tem 22 internamentos devido à covid-19, seis dos quais em UCI) e à admissão de mais duas pessoas no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, que conta agora cinco internados, dois dos quais em UCI.

A Autoridade de Saúde Regional anunciou entretanto que deixou de elencar as cadeias de transmissão ativas em São Miguel e Terceira, devido à existência de transmissão comunitária nestas duas ilhas.

Nas restantes ilhas, há, atualmente, uma cadeia ativa em São Jorge – sendo que “o último elemento que integra esta cadeia” foi levado para o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, “prevendo-se que a situação seja temporária” – e uma no Faial.

Até à data, foram extintas 193 cadeias de transmissão na região.

Os Açores contam, assim, com 841 casos positivos ativos de covid-19, dos quais 797 são em São Miguel, 40 na Terceira, dois no Faial e dois nas Flores.

Foram detetados até esta terça-feira 2.781 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se 22 óbitos e 1.823 recuperações.

Lusa / DL

Categorias: Saúde

Deixe o seu comentário