A árvore da amizade

© EBI DE LAGOA

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos da turma D do 6.º Ano da EBI de Lagoa desenvolveram o projeto a Árvore da Amizade, associando-se este ao do Dia Mundial da Floresta e da Árvore, que se celebrou no passado dia vinte e um de março, sob a coordenação da Diretora de Turma, professora Helena Costa.

A atividade contou com a participação do Conselho Executivo, na pessoa do seu Presidente; da representante da Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Verónica Maria Martins Almeida; Associação Humanitária dos Bombeiros de Ponta Delgada; alunos; encarregados de educação da referida turma e comunidade educativa, em geral.

© EBI DE LAGOA

A efeméride iniciou-se com um breve discurso do Presidente do Conselho Executivo, que salientou a importância da iniciativa; seguiu-se um esclarecimento da Diretora de Turma que justificou a necessidade de desenvolver atividades que promovam a “literacia de preservação da floresta”, visando mostrar às crianças e aos jovens a importância da mesma. Tomou também a palavra Verónica Almeida, em representação da Presidente da Edilidade, a qual reforçou a importância de iniciativas como esta para o presente e para o futuro dos jovens, da população deste concelho, em particular, e do planeta, em geral. Alguns alunos do 6º D leram frases alusivas à amizade e a preservação da natureza.

Tratou-se, pois, de uma atividade com objetivos nobres e importantes para o futuro de todos nós, através da plantação de uma árvore endémica no recinto escolar, que contribuiu para a sensibilização em relação à importância da preservação da floresta, da natureza e do meio ambiente.

© EBI DE LAGOA

Seguiu-se uma atividade com os bombeiros da Associação acima referida, com uma sessão teórico/prática na qual os alunos da EB 2 Padre João José do Amaral foram sensibilizados para a necessidade de prevenir os incêndios, bem como as técnicas e métodos utilizados para os extinguir, por forma a evitar que se transformem em tragédias.

Consideramos a iniciativa de grande importância para a nossa formação, levando-nos a despertar para a existência de diversas espécies florestais endémicas, essenciais à conservação dos equilíbrios da Natureza e da vida nas nossas ilhas.

Turma D, 6º Ano
EBI de Lagoa/ DL

Categorias: Educação

Deixe o seu comentário