Aberta candidatura a Prémio Municipal de Criação e Investigação na Lagoa

© CML

Encontra-se aberta, pela primeira vez, a candidatura ao “Prémio Municipal de Criação e Investigação”, instituído pelo município de Lagoa-Açores, anunciou hoje, 11 de janeiro, a autarquia lagoense.

Em comunicado, a autarquia avança que o”prémio pretende galardoar anualmente o autor ou autores da melhor investigação em temáticas concelhias, ou a melhor criação literária de um autor ou autores”.

De acordo com a nota de imprensa enviada às redações, “serão premiados dois âmbitos, em anos alternados, designadamente a investigação e a criação literária, sendo que esta primeira edição premiará a criação literária”.

A iniciativa visa reforçar o incentivo à criação de conhecimento, “numa assumida cultura de valorização do saber”, sendo que a distinção surge em complemento do “Prémio Municipal de Mérito Académico”, que se encontra em vigor. “Trata-se, ainda, de um incentivo para a aprendizagem ao longo da vida, que constitui um dos pilares das políticas educativas europeias”, é dito na nota de imprensa.

A Câmara da Lagoa salienta ainda que abriu recentemente ao público o seu Arquivo Histórico, em articulação com a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira e o Museu de Lagoa – Açores, o que constitui uma valência que poderá contribuir para a prossecução dos propósitos que este prémio visa incentivar.

“Através da mobilização de investigadores e autores, o concelho de Lagoa-Açores pretende-se afirmar como cidade educadora e do conhecimento, com uma aposta no potencial da investigação e da criação como motor do desenvolvimento local. A investigação em Ciências Sociais, sobre a História Local e o Património (material, imaterial e natural), do concelho de Lagoa-Açores apresenta-se, assim, como uma forma de valorizar a identidade, premiando trabalhos de investigação, selecionados por um júri, que versem sobre um ou vários aspetos destas temáticas”, refere a autarquia.

No comunicado, é esclarecido, também, que as obras literárias a concorrer ao prémio poderão ser de diversos géneros, tais como: poesia, ficção narrativa, dramaturgia, banda desenhada e obras infantojuvenis. Quanto ao prémio de investigação, poderão concorrer as seguintes temáticas: património, história, ciências sociais e humanas e ciências da natureza e exatas.

“O vencedor receberá um prémio pecuniário no valor de 2.000 euros e distingue apenas um trabalho a concurso, não admitindo atribuições ex aequo. O prémio para a área de criação literária destina-se ao autor ou autores, da obra premiada”, é salientado no comunicado.

Os trabalhos concorrentes deverão ser entregues, até ao dia 28 de fevereiro, nos serviços designados para o efeito, na Câmara Municipal de Lagoa, ou enviados por correio registado, com aviso de receção. O regulamento encontra-se disponível no portal da autarquia, assim como o formulário de pré-inscrição (facultativo).

DL

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário