Açores com 11 novos casos e 36 recuperações nas últimas 24 horas

© D.R.

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 11 novos casos positivos de covid-19, 10 em São Miguel e um no Faial, enquanto 36 pessoas recuperaram da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde açoriana.

No seu comunicado diário, aquela entidade adianta que os novos casos de covid-19 resultam de 960 análises, tendo sido detetados, na ilha de São Miguel, oito novos doentes no concelho de Ponta Delgada e dois no concelho da Ribeira Grande, “todos em contexto de transmissão comunitária”.

“O novo caso positivo registado no Faial, é referente a viajante, residente, com resultado positivo após realização de rastreio à chegada”, lê-se ainda no comunicado.

Hoje continuam nove doentes internados, dos quais seis estão no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, dois no Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira, e um no Hospital da Horta, no Faial, este em Unidade de Cuidados Intensivos.

Está ativa uma cadeia de transmissão local secundária, partilhada entre o Faial e o Pico.

Nas últimas 24 horas, foram registadas 36 recuperações no arquipélago: 35 em São Miguel e uma no Faial.

No “decurso da investigação epidemiológica”, verificou-se que “dois casos anteriormente reportados” como “recuperado” e “comprovada infeção anterior”, eram na realidade “falsos positivos”, pelo que “deixam de ser contabilizados como casos na Região”, refere ainda a Autoridade de Saúde dos Açores

O arquipélago regista atualmente 152 casos positivos ativos, sendo 140 em São Miguel, seis na Terceira, três no Faial e três no Pico.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 9.168 casos positivos de covid-19, dos quais 8.790 recuperaram da doença, 43 faleceram, 95 saíram do arquipélago e 88 apresentaram prova de cura de anterior infeção.

Até segunda-feira tinham sido vacinadas nos Açores 173.743 pessoas com a primeira dose (73,4%) e 192.750 com a vacinação completa (81,4%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

Lusa/ DL

Categorias: Saúde

Deixe o seu comentário