Açores com 17 novas infeções e 13 recuperações nas últimas 24 horas

© D.R.

Açores contabilizam 17 casos positivos de covid-19 nas últimas 24 horas, sendo nove em São Miguel, cinco no Pico, dois na Terceira e um no Faial, anunciou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

Os casos detetados foram apurados de 732 análises realizadas em laboratórios de referência.

De acordo com a entidade de saúde açoriana, do total de casos diagnosticados em São Miguel, cinco decorrem de análises de despiste realizadas na sequência de sintomatologia revelada. Os restantes correspondem a transmissão comunitária.

Na ilha do Pico, os cinco casos positivos estão associados a outro caso já reportado no comunicado de ontem, e deram origem a uma nova cadeia de transmissão local na ilha. 

Na Terceira, um novo caso está ainda por aferir, de um residente que realizou rastreio por sintomatologia. O outro caso integra-se numa das cadeias pré-existentes na ilha.

No Faial, o caso registado corresponde a um viajante, residente, com rastreio por sintomatologia. 

À data de hoje há apenas um doente internado, no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, fora de Unidade de Cuidados Intensivos.  

Nas últimas 24 horas surgiu uma nova cadeia de transmissão local primária ativa no Pico, sendo que estão ativas no arquipélago quatro cadeias, das quais duas na Terceira e duas no Pico. Até ao presente foram extintas 240.  Em vigilância ativa estão hoje 226 pessoas.

Foram registadas 13 recuperações nos Açores nas últimas 24 horas.

O arquipélago regista hoje 116 casos positivos ativos, sendo 81 em São Miguel, 20 no Pico, 14 na Terceira e um no Faial.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.774 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 8.447 pessoas. Faleceram 42, saíram do arquipélago 94 e 75 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se no arquipélago 684.565 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 6 de setembro, foram vacinadas nos Açores 170.146 pessoas com a primeira dose (71,9 por cento) e 177.122 com vacinação completa (74,8 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

DL

Categorias: Saúde

Deixe o seu comentário