Açores reforçam número de projetos a votação no Orçamento Participativo de Portugal

Os Açores têm 32 projetos para votação no âmbito do Orçamento Participativo de Portugal (OPP), iniciativa em que o Governo dos Açores é parceiro do Governo da República.

Em causa estão projetos em áreas como Administração Interna e Proteção Civil, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Juventude, Economia, Educação, Saúde e Solidariedade Social, entre outras.

No contexto desta iniciativa de democracia participativa, e à semelhança do ano passado, cada cidadão terá direito a dois votos, um para um projeto de âmbito regional e outro para um projeto de âmbito nacional.

Os 32 projetos açorianos, mais 25 do que no ano passado, estão disponíveis para consulta e votação no sítio do OPP na Internet, em https://opp.gov.pt/proj, até 30 de setembro.

Os cidadãos podem também votar enviando um SMS gratuito para o número 3838, com a identificação do número do seu projeto favorito.

O formato da mensagem deve ser: OPP <espaço> número do projeto <espaço> Número de Identificação Civil.

O Orçamento do Estado para 2018 dotou o Orçamento Participativo de Portugal com uma verba de cinco milhões de euros, dos quais 625 mil euros são para a execução de projetos da iniciativa de cidadãos nos Açores.

Este ano, e considerando que está em curso a primeira edição do Orçamento Participativo dos Açores (OP Açores), que divulga os resultados provisórios a 25 de junho, a Região dispõe de mais de 1,2 milhões de euros para execução de projetos de investimento público propostos por iniciativa cívica.

O Orçamento Participativo de Portugal visa reforçar a qualidade da Democracia, envolver os cidadãos nos processos de decisão e estimular a coesão económica e social, potenciando o surgimento de projetos que liguem pessoas de diferentes territórios.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário