Açores vão ter testes gratuitos em farmácias e rastreios laborais aleatórios

© DL

Os Açores vão passar a disponibilizar testes rápidos gratuitos para o despiste da covid-19 nas farmácias, testes de saliva para a testagem massiva aos alunos e rastreios laborais aleatórios, anunciou hoje o secretário regional da Saúde.

Em conferência de imprensa realizada hoje, em Ponta Delgada, o responsável pela tutela, Clélio Meneses, adiantou que a região vai passar a ter “testes rápidos voluntários nas farmácias”.

O governante deu nota de um “protocolo, que já está acordado, com a Associação Nacional de Farmácias, para que os açorianos que o queiram, possam, num período de 15 dias, ser testados voluntariamente e de forma gratuita”.

Os custos são suportados pela região, “quer nos testes, quer no pagamento do respetivo serviço”, esclareceu.

Foi ainda anunciado que o executivo está em “processo de aquisição de testes de saliva para testar de forma massiva os alunos das escolas” dos Açores.

É também intenção do Governo iniciar um “processo de testagem em meio laboral de forma aleatória”.

Com esta iniciativa, pretende-se testar “cerca de 30% do meio laboral, para que, através deste rastreio, nas empresas, nas escolas e voluntariamente, se consiga garantir o controlo da pandemia”.

Clélio Meneses deixou ainda um “apelo às forças de segurança para fiscalizarem o cumprimento destas normas” e estendeu o pedido de colaboração a toda a população.

“Mais do que sentirmos que estamos uns a pagar pelos outros, temos de sentir que estamos uns a proteger os outros”, afirmou o secretário regional.

Lusa/ DL

Categorias: Saúde

Deixe o seu comentário