Andreia Cardoso afirma que é na família que está “o cerne da garantia dos direitos e da proteção das crianças”

A Secretária Regional da Solidariedade Social destacou a importância das ações de sensibilização sobre os direitos da criança como uma “oportunidade de reflexão e debate”, frisando que “na família está o cerne da garantia dos direitos e da proteção das crianças”.

Andreia Cardoso falava à margem da última sessão destinada às crianças promovida pelo Comissariado dos Açores para a Infância, integrada na Estratégia Regional de Combate à pobreza e Exclusão Social, que decorreu na Escola Secundária Armando Côrtes Rodrigues.

A iniciativa foi desenvolvida em todos os concelhos dos Açores e o modelo adotado dividiu-se em dois momentos, um destinado às crianças e outro dirigido aos pais, tendo como objetivo apresentar um conjunto de instituições existentes em cada concelho, promotoras do desenvolvimento das crianças e da sua proteção.

Andreia Cardoso referiu que estas sessões visam esclarecer e dar a conhecer aos pais os recursos que existem na comunidade em que inserem, funcionando ainda como “espaços de colaboração com os pais na procura das soluções mais adequadas possível para fazer aos problemas que as crianças vão apresentando”.

As ações abordam temáticas sobre a forma como a comunidade se mobiliza para garantir às crianças e jovens a prestação de cuidados de qualidade, que promovam o desenvolvimento do seu máximo potencial.

Nas sessões foram abordados temas como a intervenção das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens na promoção dos direitos das crianças e na prevenção da negligência, a intervenção das equipas de Saúde Escolar na promoção dos direitos das crianças e dos jovens, os riscos associados à utilização da Internet, a importância da supervisão e do acompanhamento parental, e a adoção e comportamentos de autoproteção por parte de jovens e de adultos.

As ações de sensibilização e informação sobre a Convenção dos Direitos das Crianças contaram com a participação das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, das Equipas de Saúde Escolar e do Embaixador Português para a Segurança da Internet.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário