Apresentados os projetos do OPJ Lagoa

O auditório da Câmara Municipal de Lagoa recebeu a apresentação dos projetos que serão levados a votação pela comunidade, através do Orçamento Participativo Jovem Lagoa (OPJL).

Presentes, durante a cerimónia, estiveram os jovens cujas propostas foram selecionadas que, na qualidade de cidadãos lagoenses preocupados e interventivos na comunidade, apresentaram o seu projeto aos restantes colegas e público presente e à vereadora da Câmara Municipal de Lagoa, Albertina Oliveira. Os jovens tiveram, ainda, a oportunidade de ouvir da autarca um agradecimento pela presença e contributo ativo para a melhoria da qualidade de vida do concelho, sendo também referido “que todas as ideias são válidas e acarinhadas pelo executivo que, ao ter conhecimento das mesmas pelo OPJ, consegue orientar os seus planos de ação no sentido de, sempre que possível, as concretizar”.

O OPJ é uma iniciativa que pretende dar voz às pretensões da juventude do concelho, mediante a aplicação de 25.000,00€ nos projetos mais votados pela comunidade. Constitui-se como uma aposta firme e consolidada no concelho tendo, ao longo das três edições anteriores, deixado obra feita e com provas dadas na comunidade. São exemplo disso, a Casa da Água Trail Point, Jogos Sem Barreiras e Dinamização de Atividades Náuticas nas Zonas Balneares.

A votação para selecionar o projeto vencedor irá decorrer de 2 a 31 de janeiro e será implementada de 3 formas: por SMS gratuito para o número 4310, através da plataforma online http://opj.lagoa-acores.pt/ ou em ações de voto programadas por todo o concelho. Nesta edição do OPJL, pela primeira vez, a votação está aberta a qualquer cidadão, independentemente da idade e local de residência.

Destaque, ainda, para a dinamização de ações de voto para crianças a partir dos 8 anos, estando, também, programados momentos de incentivo ao voto em centros de dia de idosos e em todos os estabelecimentos de ensino e para todas as idades.

Assim sendo, os 18 projetos que irão a votação são: Feira Municipal do Livro; Bus App; Ecopets; Parque Infantil no Bairro de São Pedro; Colour Fun Lagoa; Desfile de Moda; Bebedouros de água duplos (animais/pessoas); Campo de areia de Santa Cruz; Lan Party Lagoa; Concurso de Talentos; Quiosque de Verão na Zona Balnear do Cerco; Circuito de Manutenção no Tecnoparque; Alpendre para os Idosos; GeoTour Lagoa – Geocaching; Drenagem de esgoto com “Meia Gigante”; Mais água, menos lixo!; Vídeo-guia e Semáforos para Passadeiras junto à Escola Secundária.

As informações de cada um dos projetos estão disponíveis no site: http://opj.lagoa-acores.pt/ prevendo-se uma ampla dinamização/divulgação pela comunidade, com vista à forte adesão ao processo de votação.

Para o dia 9 de fevereiro de 2020 está prevista a divulgação do(s) projeto(s) vencedore(s) num evento de elevado impacto junto dos jovens e aberto à comunidade.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário