Atividades desenvolvidas pela equipa da biblioteca em abril

EBI Agua de Pau atividades maio

Aquando da comemoração do “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, celebrado a 23 de abril, na semana de 20 a 24 de abril, a equipa da biblioteca da EBI de Água de Pau desenvolveu diversas atividades alusivas ao livro. Assim, na “Hora do Conto”, foi lido e explorado o livro O Ciclo do Livro, da autoria de Cristina Quental e Mariana Magalhães. Uma turma do ensino pré-escolar e todas aquelas do 1º ciclo ordenaram vários cartões ilustrados, relacionados com as diversas fases da construção de um livro.

No dia 23 do referido mês, teve lugar a atividade “STOP Leitura!”. O alarme da escola tocou às 09H30 minutos e toda a comunidade escolar (alunos, pessoal docente e não docente) efetuou a leitura de um livro/revista ou de um texto à sua escolha, durante o período de dez minutos.

Por momentos, a nossa escola pareceu à semelhança do conto “A Bela Adormecida” não um castelo, mas uma escola encantada, onde todos se renderam ao mundo maravilhoso dos livros!…

No auditório da escola, a docente Joana Medeiros, Presidente do Conselho Executivo da EBI de Água de Pau, apresentou o livro A Lenda das Sete Cidades, da sua autoria, de Mariana Bradford e Mariana Magalhães. No final da sessão, a aluna Luana Moniz, da turma 5º C, foi presenteada com um exemplar do livro mencionado.

Neste mesmo espaço, os alunos assistiram à exibição de filmes baseados em livros que integram o Plano Nacional de Leitura. “A Pequena Sereia”; “A Roupa Nova do Imperador”, “O Rouxinol “ e “O Soldadinho de Chumbo”, foram visualizados pelos alunos do 1º, 2º, 3º e 4º anos, respetivamente.

Relativamente ao 3º ciclo, os discentes visualizaram o filme “A Rapariga que Roubava Livros”. O filme baseado num best-seller decorre durante a Segunda Guerra Mundial na Alemanha e conta-nos a história de Liesel Meminger, uma rapariga adotada que vive nos arredores de Munique. Liesel cria um sentido para a sua vida roubando algo a que não consegue resistir – livros. Com a ajuda do seu pai adoptivo que toca acordeão, Liesel aprende a ler e, durante os bombardeamentos, compartilha os livros roubados com os seus vizinhos e com o judeu escondido na sua cave, antes de este ser deslocado para um campo de concentração, Dachau.

Como acontece todos os meses, foi também realizado o concurso “O Leitor do Mês”, que teve como vencedora a aluna Luana Moniz, da turma 5º C.

Saliente-se que toda a comunidade escolar, particularmente os alunos, participaram entusiasticamente nas atividades acima mencionadas, tendo estas contribuído indubitavelmente para promover o gosto pela leitura.

EBI Água de Pau

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário