Autarquia da Lagoa promove semana da saúde

© CML

A 07 de abril celebra-se o Dia Mundial da Saúde e, em nota enviada às redações, a Câmara Municipal de Lagoa anunciou que vai promover, de 05 a 10 de abril, a Semana da Saúde dedicando uma temática diferente a cada dia.

As temáticas irão decorrer “maioritariamente” via online e através das redes sociais do município com “o intuito de promover, essencialmente, a literacia em saúde da comunidade lagoense”, revela a autarquia.

Segunda-feira, dia 05 de abril, o dia será dedicado à Alimentação Saudável, com uma ação de sensibilização, em vídeo, para a consciencialização da leitura de rótulos alimentares, a qual será ministrada pela nutricionista Dr.ª Ana Raquel Marinho, da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel – USISM.

No dia 06 de abril, será abordada a Prática da Atividade Física, com a organização de uma sessão de atividade física ao ar livre, destinada aos colaboradores do CATL “O Borbas”.

A Saúde Mental será destaque no dia 07 de abril, com a realização de um vídeo, que contará com o testemunho de dois profissionais do CDIJA e de um familiar de pessoa com Perturbação do Espectro do Autismo, que  abordarão o tema, como forma de consciencializar a comunidade e, a par disso, sinalizar o Dia Mundial da Consciencialização para o Autismo, comemorado, anualmente, no dia 02 de abril.

No dia 08 de abril, será realizada uma ação de sensibilização sobre a Prevenção dos Tumores Malignos, mais especificamente acerca dos principais sintomas, fatores de risco modificáveis e formas de prevenção, através de um vídeo que será transmitido em direto no Facebook da autarquia.

O Suporte Básico de Vida será abordado no dia 09 de abril com uma ação de sensibilização que será ministrada aos colaboradores do CATL “O Borbas”, por um profissional dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada.

Finalmente, no dia 10 de abril, dia dedicado à Saúde Oral, irá  decorrer uma ação de sensibilização, em vídeo, realizada por um profissional de medicina dentária da USISM, que visa consciencializar a comunidade para uma correta higienização oral e, consequentemente, para a prevenção das doenças orais.

O Município acrescenta ainda que “irá, igualmente, distribuir escovas de dentes e dentífricos às crianças que frequentam o CATL “O Borbas” e divulgar um cartaz informativo alusivo a esta temática”.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário