Câmara de Ponta Delgada recebeu cerca de 600 obras candidatas ao Prémio Literário Natália Correia

© CMPD

A Câmara Municipal de Ponta Delgada recebeu cerca de 600 obras candidatas ao Prémio Literário Natália Correia, cujo período de candidaturas terminou a 31 de março, anunciou esta quinta-feira, 22 de abril, a autarquia.

“O Prémio Literário Natália Correia celebra a poeta e escritora como inspiração para a criação poética e literária na Língua Portuguesa. Este número de candidaturas, que é absolutamente extraordinário, demonstra que, efetivamente, Natália Correia, a sua obra e o seu pensamento, continuam a inspirar diferentes gerações”, disse Maria José Lemos Duarte.

A presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada lembra que um dos objetivos do Prémio, instituído, promovido e organizado pela autarquia, é o de “acrescentar mais Mundo ao reconhecimento internacional da riquíssima obra de Natália Correia, em especial o do vasto e culturalmente próximo espaço da Lusofonia”.

Com periodicidade anual, o Prémio, aberto a autores com idade mínima de 16 anos, de todas as nacionalidades, com obras originais e inéditas redigidas em Língua Portuguesa, tem uma alternância também anual entre a produção poética e o domínio da narrativa (romance e conto), sendo a edição deste ano dedicada à poesia.

Ao vencedor é atribuído um prémio no valor de 7.500 euros e a publicação, pelo município de Ponta Delgada, da primeira edição da obra vencedora.

O Prémio Literário foi apresentado a 21 de janeiro por Maria José Lemos Duarte, numa sessão online transmitida a partir do Centro Natália Correia.

Na ocasião, a autarca referiu-se à escritora e poeta como “um dos grandes vultos femininos da segunda metade do Século XX em Portugal”, cuja pertença a Ponta Delgada “nos orgulha mas reforça a responsabilidade coletiva na evocação da nossa identidade e na salvaguarda do património cultural imaterial que nos valoriza e engrandece”.

Segundo nota de imprensa enviada às redações, a autarquia “está a programar um ciclo comemorativo em torno do centenário do nascimento de Natália Correia, que se assinala a 13 de setembro de 2023, e que teve início com a primeira edição do Prémio Literário por referência à poeta”.

DL

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário