Câmara Municipal de Lagoa integra Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude

© CML

A Câmara Municipal de Lagoa passou a estar integrada na Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, anunciou hoje a autarquia lagoense.

A Rede Nacional de Município Amigos da Juventude tem como missão consolidar a ligação e cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias, através de uma rede de contato e compromissos na promoção de políticas de juventude.

Em nota enviada às redações é dito que “a pertença a esta rede eleva o compromisso da edilidade com a juventude lagoense que, ao longo dos últimos anos, tem contado com inúmeras iniciativas implementadas no concelho, através de parcerias com estabelecimentos de ensino, IPSS, coletividades culturais e desportivas que, para o desenvolvimento do seu plano anual de atividades, contam com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa”.

“Para a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, a entrada na Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude insere-se na estratégia definida para o pelouro da Juventude, onde se destaca para além do Orçamento Participativo, o Cartão Jovem Municipal que está a ser desenvolvido”, refere a autarquia no comunicado.

Segundo a Câmara, o Cartão Jovem Municipal é uma iniciativa exclusiva para os jovens, residentes ou estudantes, de adesão gratuita, que congregará um conjunto alargado de benefícios, “pretendendo, essencialmente, ser assumido como uma iniciativa de maior proximidade dos jovens com o município e as suas estruturas”.

A autarquia acrescenta ainda que a estes dois projetos municipais “juntam-se ainda outros vocacionados para os jovens como a Rede dos Modelos Inspiradores, o Mês da Alfabetização e das Literacias, as Sessões de Educação Política e para a Cidadania, as Sessões de História, Geografia e Cultura dos Açores, o projeto Lagoa Ativa Famílias em Movimento e Projeto Náutica/0”.

A plataforma da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), criada no final do ano de 2020, já conta com mais de 100 municípios portugueses, sendo que, a Lagoa é um dos municípios mais recentes a integrar a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, sendo que esta adesão acentua e potencia mais e melhores políticas amigas da juventude.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário