Câmara Municipal de Lagoa recebeu IX encontro com eficiência energética – transportes públicos

A Câmara Municipal de Lagoa, rebeceu, no auditório do edifício Paços do Concelho, o IX Encontro com a Eficiência Energética, subordinado ao tema Transportes Públicos, promovido pela Direção Regional da Energia.

O vereador da Câmara Municipal de Lagoa, Nelson Santos, durante a sessão de abertura, referiu que “se a existência e utilidade dos transportes públicos é unanime, já a sua atratividade aos movimentos individuais é frequentemente colocada em causa, e queiramos ou não, transportes públicos, na sua essência, só permanecerão se responderem às necessidades de mobilidade e não tanto ao transporte por si”.

Este evento contou com três painéis, nomeadamente Tecnologia; Boas Práticas e E-Bus e permitiu sensibilizar todos os presentes para os temas relativos à qualidade de vida, energia e ambiente.

Segundo Nelson Santos, “longe vão os tempos em que a “eficiência energética” significava substituição de lâmpadas incandescentes por florescentes económicas e depois por leds, sendo um tema que surpreende a resistência temporal na adoção de comportamentos e de incorporação de tecnologia e que se traduz em vantagens económicas e ambientais”.

Iluminação eficiente, caixilharias com corte térmico, sistema solar fotovoltaico são algumas ações que, em breve, serão efectuadas no edifício Paços do Concelho, que estimam uma redução de consumo de energia primária de cerca de 57%, num investimento que se aproxima dos 100.000€, com um payback de 10 anos.

De recordar que, ao nível dos transportes o município pretende criar um circuito municipal de transportes públicos de passageiros – necessariamente elétricos, dentro do contexto amplo de mobilidade sustentável, no necessário jogo de equilíbrio entre a afetação do espaço publico aos diferentes modos de deslocação e ocupação.

Recorda uma nota de imprensa que, a Câmara Municipal tem adotado medidas e projetos que vão de encontro ao tema, nomeadamente já adquiriu duas viaturas eléctricas; promoveu a iluminação eficiente em edifícios e espaços públicos; está a proceder à substituição da iluminação de espaços públicos municipais por lâmpadas LED e encontra-se em curso o Plano de Medidas de Melhoria de Eficiência Energética. Recentemente, foram disponibilizados carregadores exteriores eficientes e foi instalado o posto de carregamento para viaturas elétricas.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário