Campanha “Açores Entre Mares 2015” retirou uma tonelada de lixo do mar e de zonas costeiras

governo-campanha-Açores Entre Mares 2015

A edição deste ano da campanha ‘Açores Entre Mares’, subordinada ao tema ‘Lixo Zero no Mar dos Açores’, permitiu recolher cerca de uma tonelada de lixo marinho.

A campanha de 2015 incluiu quase uma centena de atividades em todo o arquipélago, coordenadas pelos Parques Naturais de Ilha, tendo como objetivo, segundo Filipe Porteiro, a “sensibilização para a problemática da poluição marinha e das zonas costeiras”, frisando que “marcou o início da recolha sistemática de informação relativa ao lixo recolhido em campanhas de limpeza subaquáticas e da orla costeira”.

Segundo o Diretor Regional dos Assuntos do Mar, que falava no Observatório do Mar dos Açores, no encerramento da sexta edição desta campanha, que assinalou o Dia Mundial dos Oceanos, salientou que foram realizadas em todas as ilhas um total de 24 ações de limpeza subaquática e da orla costeira.

Filipe Porteiro frisou que o tema do lixo marinho “está na ordem do dia”, referindo que as entidades mundiais, como as Nações Unidas, as organizações regionais para a promoção da conservação dos oceanos, como a OSPAR, a Comunidade Europeia, Portugal e a Região “têm programas específicos para conhecer melhor este flagelo e mitigar os seus impactos”.

Na sua intervenção na sessão de encerramento da campanha ‘Açores Entre Mares 2015’, o Diretor Regional dos Assuntos do Mar agradeceu o “empenho de todos os que contribuíram para o sucesso da campanha”, acrescentando esperar que este evento “tenha contribuído para aprofundar o conhecimento coletivo sobre o mar, promover atividades marítimas sustentáveis e sensibilizar os Açorianos para a necessidade de protegerem o seu ambiente marinho para as gerações atuais e futuras”. 

No âmbito do Plano de Ação Lixo Marinho Açores (PALMA), a Direção Regional dos Assuntos do Mar promoveu em todas as ilhas a realização de ações de capacitação de técnicos de ambiente para a Monitorização de Campanhas de Recolha de Lixo Marinho na Orla Costeira e Litoral Submerso, com o objetivo de implementar uma metodologia padrão e compilar informação sobre lixo marinho costeiro durante campanhas de limpeza, incentivando assim a participação do público numa perspetiva de ‘ciência cívica’.

Entre as atividades inseridas no ‘Açores Entre Mares 2015’, destacam-se a comemoração do Dia Internacional da Diversidade Biológica, nas Velas, em São Jorge, uma regata ecológica em Santa Maria, onde crianças e jovens tiveram oportunidade de construir embarcações a partir de resíduos, passeios marítimos costeiros no Corvo e em São Miguel, visitas a áreas protegidas no Corvo, Terceira, Faial e Graciosa, e a observação e censos de aves marinhas no Corvo, Flores, Terceira e Graciosa.

Na sequência da extensão do Festival Cine’eco|Seia-Açores, da responsabilidade do Observatório do Mar dos Açores, organizaram-se também, em todas as ilhas, sessões temáticas de cinema sobre a problemática da poluição marinha.

A iniciativa, que arrancou a 20 de maio, Dia Europeu do Mar, envolveu cerca de nove dezenas de entidades, incluindo centros de ciência regionais, organizações não-governamentais de ambiente e clubes navais, entre outras.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário