CDEAP completa primeiro ano de atividade em outubro

 CDEAP-natação

O Clube Desportivo de Agua de Pau (CDEAP) foi constituído em 5 de outubro de 2014. A associação é composta por 200 associados, sendo que 186 são praticantes, encontrando-se distribuídos pelas modalidades de natação, voleibol, futsal, ténis de mesa, floorball, hidroginástica e actividade fitness (Zumba e STEP).

Segundo fonte do clube, durante a última época desportiva foram desenvolvidas várias atividades, permitindo aos praticantes dos mais variados escalões etários aceder à prática desportiva de competição e recreação “desporto pelo desporto”.

Iniciativas em diferentes modalidades desportivas permitiram aos participantes a prática de actividades desportivas com alguma regularidade.

Fonte do clube refere que as promessas passaram à realidade, com os objetivos delineados e amplamente alcançados, ou seja, foi atingido os 186 praticantes em atividade física; duas equipas de competição (natação e voleibol). Com a equipa de voleibol a superar os seus objetivos, tendo conseguido atingir a fase final do seu campeonato e discutir o apuramento para Fase Regional de Voleibol do escalão dos Minis masculinos; na Natação, a primeira participação no Regional de Cadetes e atingindo os 15 atletas em competição.

No desporto de formação com a escola de voleibol, natação e futsal; adesão ao projeto Portugal a Nadar (escola de natação e natação para adultos/hidroginástica); atividades de fitness (zumba e STEP); passeios pedestres; investimento em equipamentos e material desportivo.

Perante o sucesso alcançado é reforçado pelo CDEAP o compromisso de se afirmar como uma referência regional no desenvolvimento do desporto escolar e promoção de atividades culturais e recreativas, junto da população adulta.

Natação
No âmbito da escola de natação, trata-se de um projeto desenvolvido na perspectiva educacional, iniciado a 15 de setembro de 2014, foi concebido para funcionar em caráter permanente, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentado da natação, sendo que as atividades propostas no projeto são organizadas de acordo com os núcleos (Adaptação ao Meio Aquático, Aperfeiçoamento, Competição e adultos), que abrangem quase todas as faixas etárias. Além de promover o desporto como agente de inclusão social, este projeto possibilita a descoberta de novos talentos desportivos, e também permite aos alunos a oportunidade de vivenciar e reforçar a sua prática desportiva, traduzindo-se numa melhoraria das suas aprendizagens, uma vez que a modalidade de natação está inserido na disciplina de educação física.

Através da sua função de veículo educacional, desporto escolar, durante esta época desportiva foi possível, apesar as adversidades estruturais, implementar os núcleos de natação (5 de formação e 1 de competição), com um total de 75 nadadores.

A implementação deste projeto vai permitir à população da freguesia de Água de Pau o acesso à modalidade mais completa e os seus benefícios para a saúde.

A equipa de competição de natação participou no calendário desportivo promovido pela Associação de Natação da Região dos Açores, com 15 atletas, participando no seu primeiro Regional de Cadetes.

De referir ainda que o escalão de cadetes desta equipa de natação participou no encontro Regional, que decorreu nos últimos dias 27, 28 e 29 de junho de 2015, na ilha Terceira.

VOLEIBOL
O Clube Desportivo e Escolar de Água de Pau iniciou o projeto da modalidade de voleibol nesta época desportiva, jogando unicamente com a “prata da casa”. Um projeto pensado de base, criando um núcleo de escolinhas de voleibol e uma equipa masculina de minivoleibol, constituídos apenas por alunos da Escola Básica e Integrada de Água de Pau, sendo o treinador também um docente da referida escola.

O núcleo de escolinhas pretende desenvolver o gosto pela prática de voleibol, a aprendizagem e desenvolvimento dos princípios técnicos e táticos da modalidade, assim como promover a prática de atividade física desportiva e as interações pessoais e sociais entre os jovens praticantes.

Este núcleo teve a oportunidade de participar em diversos encontros realizados ao longo do ano, como foi o caso dos encontros em Vila Franca do Campo e Rabo de Peixe, onde diversos atletas nossos foram medalhados pelas vitórias em jogos de 1×1, e culminando no encontro final na Escola Secundária Domingos Rebelo,com a participação de diversos núcleos e com de cerca de 270 jovens atletas, momento este também marcado pela diversão e interacção entre todos os participantes. O CDEAP teve, também, a oportunidade de trazer, pela primeira vez na história dos encontros de escolinhas de voleibol, um encontro para a sua “casa” – O pavilhão do complexo desportivo de Água de Pau. Foi um momento de grande importância, já que os atletas visitantes se sentiram admirados pelas ótimas condições de trabalho que os nossos atletas dispõem.

Quanto à equipa masculina de minivoleibol, trata-se de um pequeno núcleo de jovens ativos e com vontade de aprender mas que de voleibol pouco conheciam ou tinham experimentado. Muito trabalho de base foi feito, de modo a poder realizar um jogo mais fluido e eficaz.

A equipa de minivoleibol do CDEAP alcançou o segundo lugar da segunda fase do campeonato, resultado esse que permitiu entrar na série das melhores quatro equipas masculinas e disputar o acesso ao Regional de Minivoleibol.
Nesta última fase foi alcançado o pódio, com um merecido terceiro lugar, refere fonte do clube.

DL/GDEAP

Categorias: Desporto

Deixe o seu comentário