Centro de artes Arquipélago inaugura no sábado exposição “Quatro Quatro”

© DL

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas dos Açores vai inaugurar no sábado a segunda fase da exposição “Quatro Quatro”, um projeto que pretende fazer o “mapeamento dos artistas” que trabalham na região, disse hoje o organizador.

“A ‘Quatro Quatro’, para além de ser uma exposição, é um projeto que tenta abranger e relacionar-se com a comunidade artística local e fazer também o mapeamento dos artistas que estão agora a trabalhar cá em São Miguel ou que tenham ligação às ilhas”, declarou à agência Lusa o coordenador da iniciativa, Diogo Aguiar.

Na primeira fase do projeto foram convidados quatro artistas, de “gerações distintas” (Gregory Le Lay, Xavier Ramos, Mariana Sales Teixeira e Paula Mota), que inauguraram a primeira exposição a 10 de julho.

“Ficaram esses artistas responsáveis por convidar os artistas da próxima fase do projeto, que terá cinco fases: os artistas de uma fase convidam os artistas da próxima fase e assim sucessivamente”, afirmou Diogo Aguiar.

Para esta segunda fase, Gregory Le Lay convidou Miguel Cipriano, Xavier Ramos convidou Sara Massa, Mariana Sales Teixeira veio a convite de Susana Aleixo Lopes e Paula Mota convidou Nina Medeiros.

Para além de “mapear o que se faz na região”, o projeto tem um “lado social de convívio entre diferentes gerações”, para fomentar o surgimento de “novos projetos”.

“O objetivo é também criar uma atmosfera incubadora de ideias e de troca de impressões entre os artistas das diferentes fases”, disse.

O projeto vai ser desenvolvido com grupos de quatro artistas, que convidarão os próximos, até “se chegar aos 20 artistas no total” em fevereiro de 2022.

“O artista, ao ser convidado, pode utilizar o espaço do ponto vista meramente expositivo ou pode utilizar como espaço de trabalho e atelier ou pode apresentar uma parcela de um trabalho maior que está a desenvolver”, acrescentou.

A exposição vai ser inaugurada no sábado, às 16:00, no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas dos Açores, localizado na Ribeira Grande, em São Miguel.

Lusa/ DL

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário