Ciclista João Medeiros alcança terceiro lugar em prova da Taça de Portugal

© D.R.

Este domingo, 25 de abril, decorreu a “Clássica Aldeias do Xisto”, a segunda a pontuar para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa em ciclismo de estrada, que contou com a participação das equipas Continentais UCI e ainda com diversas equipas de clube do escalão de sub-23. Pela frente os ciclistas tinham 142kms para percorrer num exigente traçado através da Serra do Açor, ligando as aldeias da Benfeira, Arganil, e Fajão, Pampilhosa da Serra.

O ciclista açoriano, natural de São Miguel, João Medeiros, a correr pela equipa da L.A. Alumínios/L. A. Sport terminou a etapa em 21º da geral individual, mas conseguiu alcançar o pódio, em terceiro lugar, na categoria de sub-23. É o primeiro pódio nos nacionais para o ciclista micaelense, num dia que ficou marcado pela chuva intensa e pelo frio.

Em declarações ao Diário da Lagoa, o atleta conta que a primeira etapa disputada há 15 dias na região de Aveiro “correu muito mal” mas nesta segunda como “gosta de correr à chuva” e “tem montanha” estava ao seu gosto. “Nesta prova o objetivo era ir para a fuga desde início, por isso fui o primeiro a atacar. Depois disso houve várias tentativas de fuga, mas durante 90 kms não resultaram em nada. A prova teve sempre um ritmo muito alto, até que ao quilómetro 89 ou 90 começaram a sair alguns atletas e como estava bem colocado saí também. Foi a fuga do dia no início da subida da terceira categoria onde passamos na frente na contagem de montanha. Depois veio uma descida muito técnica seguindo-se a segunda subida (de primeira categoria). Nessa subida acabei por descolar do grupo onde seguia, tendo depois sido apanhado pelos favoritos. No entanto, consegui manter-me em contacto com eles e a partir daí foi dar tudo até à meta”.

A terceira e última prova da Taça de Portugal Jogos Santa Casa será em Albergaria-a-Velha a 30 de maio. Mas já no próximo fim-de-semana teremos oportunidade de ver novamente o pelotão nacional de elites em ação com a realização da “Clássica da Arrábida” onde mais uma vez vai estar presente o açoriano João Medeiros.

DL

Categorias: Desporto

Deixe o seu comentário