Cinco novos casos de covid-19 em São Miguel e Terceira

FOTO DR

 Decorrentes das 1.009 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas, foram diagnosticados cinco casos positivos de covid-19, sendo três na ilha de São Miguel e dois na ilha Terceira.

Na ilha de São Miguel, foi diagnosticado um homem de 24 anos de idade, não residente na região, proveniente de ligação aérea com território continental português, que obteve resultado positivo no teste de despiste ao SARS-CoV-2 realizado à chegada.

Foram também diagnosticados uma mulher de 28 anos, e um homem de 49 anos, ambos residentes na região, que efetuaram teste de despiste ao SARS-CoV-2 na sequência do surgimento de sintomas.

A Autoridade de Saúde Concelhia já desencadeou os procedimentos inerentes à investigação epidemiológica destes casos, incluindo a identificação, testagem e vigilância de contactos próximos.

Na ilha Terceira, foram diagnosticados dois homens de 17 e 24 anos de idade, contactos próximos de alto risco de um caso positivo reportado terça-feira, mantendo-se em curso os procedimentos para identificação, testagem e vigilância de contactos próximos.

Assim, irá proceder-se a testes de despiste ao vírus SARS-CoV-2 a todos os contactos próximos de alto risco do indivíduo de 17 anos, incluindo os elementos da respetiva turma, no estabelecimento de ensino de Angra do Heroísmo por este frequentado, que se encontram já em isolamento profilático.

Informa-se ainda que dois casos positivos reportados terça-feira, referentes a uma mulher de 24 anos, na ilha de São Miguel, e a um homem de 44 anos, na ilha Terceira, apresentaram documentação comprovativa de infeção e posterior recuperação, pelo que deixam de ser considerados ativos na região.

Acresce referir que um caso positivo também reportado terça-feira, respeitante a uma mulher de 42 anos, na ilha do Faial, saiu da região à revelia das autoridades, estando a Autoridade de Saúde Concelhia a desenvolver os procedimentos para o seu acompanhamento no exterior.

Assim, até ao momento, foram detetados na região 407 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se atualmente 88 casos positivos ativos, dos quais 68 na ilha de São Miguel, 11 na ilha Terceira, um na ilha Graciosa, quatro na ilha do Pico, dois na ilha do Faial, um na ilha de Santa Maria e um na ilha das Flores.

DL

Categorias: Saúde

Deixe o seu comentário