Comissão Europeia aprovou todas as propostas de alteração ao POSEI para 2020 apresentadas pelos Açores

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou que todas as propostas de alteração ao programa POSEI para 2020 apresentadas pelos Açores foram aprovadas pela Comissão Europeia, uma decisão “muito positiva” que permitirá continuar a ajustar as ajudas à dinâmica de crescimento e maior sustentabilidade do setor agrícola na Região.

Segundo João Ponte, as ajudas do POSEI são essenciais para a redução de custos de produção das explorações agrícolas.

O governante destacou que a proposta de alteração ao programa POSEI para 2020 é resultado do trabalho conjunto que tem sido desenvolvido com a Federação Agrícola dos Açores, o qual tem resultado em benefícios para os agricultores e para o desenvolvimento sustentável da agricultura açoriana.

João Ponte recordou ainda que as alterações agora aprovadas pela Comissão Europeia para o próximo ano resultaram também dos contributos dos agricultores, manifestados na apresentação do programa POSEI 2019, que decorreu em várias ilhas.

Além dos 70,5 milhões de euros anuais destinados ao apoio à produção local no âmbito do POSEI, a Região vai complementar com um reforço de cerca de cinco milhões de euros de verbas regionais, para continuar a desenvolver o setor agrícola nos Açores, que tem grande impacto económico, de criação de riqueza e de emprego.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário