Completo estudo sobre sacerdotes da Lagoa

DR

Com a publicação do terceiro volume da coleção “Filhos e Servos”, Júlio Tavares Oliveira completa o primeiro estudo sobre os sacerdotes da Lagoa, quer sejam naturais, ou servos do concelho.

“Vila de Água de Pau e Ribeira Chã, Filhos e Servos” é a terceira obra do autor, agora publicada, que não terá lançamento oficial. 

Foram  biografados e organizados cronologicamente para cima de 400 sacerdotes e servos.

Ao longo destes últimos anos, cerca de 471 servos foram referenciados, a juntar aos mais de 60 membros do clero naturais da Lagoa, também eles referenciados.  

“Possivelmente, até são mais, mas por escassez de dados, não foi permitido avançar no estudo. O objetivo é torná-lo o mais abrangente e fiel possível”, refere o autor. 

Ao longo dos três volumes, são narradas as histórias por detrás da edificação de cada igreja da Lagoa (à exceção da de Santa Cruz), e foram explicados os diferentes graus de função dos membros do Clero.

Deste terceiro e último volume consta a história que suporta as aparições em Água de Pau e a edificação da Ermida do Monte Santo.

Júlio Tavares Oliveira é natural do Rosário, tem 22 anos, e este é décimo livro que publica.

“Santa Cruz: Filhos e Servos”, “Nossa Senhora do Rosário: Filhos e Servos” e “Vila de Água de Pau e Ribeira Chã: Filhos e Servos” são os três volumes que, juntos, constituem o primeiro estudo completo e atualizado, sobre os sacerdotes da Lagoa.

DL

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário