Convento de Santo António recebe sessão comemorativa do 25º aniversário do Clube Patinagem de Santa Cruz

Gonçalo Sousa Pereira – escalão Juvenil – 3º lugar no Campeonato Nacional

No próximo sábado, dia 21 de dezembro, pelas 20h30, terá lugar no salão nobre do Convento de Santo António, a sessão comemorativa do 25º aniversário do Clube Patinagem de Santa Cruz – Lagoa.

Muitas surpresas estão a ser preparadas para além de todos os atuais atletas, ex-atletas e colaboradores que serão homenageados, recebendo uma medalha alusiva à comemoração deste 25º aniversário.

Após a cerimónia haverá cocktail e Bolo de Aniversário.

Recorde-se que o Clube de Patinagem de Santa Cruz – Lagoa, é um clube de referência da cidade da Lagoa, da ilha e dos Açores. Fonte do clube adianta mesmo que “de norte a sul e ilhas do nosso país, conhecem o clube, conhecem a nossa história, é uma referência desportiva da nossa região. Muitos já foram os atletas que representaram o país em competições nacionais, internacionais, Campeonatos da Europa, Taças da Europa e Campeonato do Mundo”.

Presença assídua nas Taças de Portugal, desde de 2002. Em 2018 o clube participou pela 1.ª vez na Taça de Portugal com duas equipas alcançando o 6.º e 21.º lugar de um total 31 equipas. Em 2019 de um total de 54 equipas na Taça Portugal, o CPSC (uma equipa) obteve a 13.ª posição. Campeões regionais pelo 20.º ano consecutivo (venceram todos os escalões etários), campeões da Taça Açores pela 7.ª vez e pelo 7.º ano consecutivo, vencedor do Torneio Regional de Benjamins 2019 e 4.º lugar por equipas no Torneio Nacional de Benjamins de um total de 23 clubes. Organizador de inúmeros eventos, como por exemplo, Açores Challenge, Gala de Santo António, Dia do Patinador, colaborador com a Associação Patinagem de São Miguel em diversos eventos como o caso do Campeonato Regional, Taça Açores, Testes Distritais.

O CPSC tem aprticipado nos Testes Nacionais em janeiro, fevereiro e maio, se destacando a aprovação no Teste nível V de Patinagem Livre, os atletas: Beatriz Costa, Beatriz Ferreira, Carlota Resendes, Rita Silva, Júlia Seixas e Carolina Sousa

Recorde-se que o Clube de Patinagem de Santa Cruz – Lagoa alcançou o 7° lugar no Campeonato Nacional de Patinagem Artística, na disciplina de Patinagem Livre que se realizou na cidade de Guimarães no mês passado de agosto, de um total de 77 clubes participantes. O grande destaque foi para o 3° lugar alcançado pelo patinador Gonçalo Pereira, no escalão Juvenil. De salientar que o Clube de Patinagem Artística de Santa Cruz marcou presença com doze atletas neste Campeonato. Os atletas que representaram os Açores neste Campeonato Nacional foram a campeã regional Maria Ribeiro, a vice-campeã regional Isabel Bernardo, a patinadora Júlia Barbosa e a patinadora Mariana Vieira, no escalão de infantis. Em iniciados, marcaram presença a campeã regional Beatriz Costa, a vice-campeã regional Carlota Resendes e a 3ª classificada, Rita Silva. No escalão de cadetes, a vencedora do campeonato regional, Beatriz Ferreira, e a 5ª classificada no regional, Carolina Sousa, também viajaram para Guimarães. Em juvenis, estiveram presentes a campeã regional Cecília Medeiros, a 3ª classificada, Júlia Seixas, e o atleta internacional e atual campeão regional, Gonçalo Pereira.

O Clube lagoense participou em todos os estágios de seleção nacional realizados no continente, nos meses de fevereiro e março com um total de 3 atletas e no Torneio Internacional Rollart – Portugal CUP realizado 23 a 28 de abril na cidade de Matosinhos com três atletas (Daniel Moniz, Gonçalo Pereira e Beatriz Costa).

Classificação: Daniel Moniz 1.º lugar, Gonçalo Pereira 3.º lugar e Beatriz Costa 3.º lugar

Saliente-se que já foram muitos os momentos marcantes, históricos desde a fundação deste clube, em setembro de 1994. Em 2017, um atleta do CPSC  participou num Campeonato do Mundo, o patinador Daniel Moniz, com 17 anos de idade, natural e residente na cidade de Lagoa com formação no clube, calçou pela 1.ª vez os patins e aprendeu a patinar no Clube de Patinagem de Santa Cruz, foi 10.º classificado no Mundial que se realizou na cidade de Nanjing – China de 28 de agosto a 10 de setembro. Para o Clube, atleta e treinador, “representar Portugal num mundial não só é uma honra, um orgulho como também a prova que apostamos e acreditamos nos nossos atletas, na nossa equipa, nas nossas instituições”.

Em 2018 o mesmo atleta é convocado para integrar a seleção nacional participando no Campeonato da Europa obtendo o 5.º lugar e passado um mês é novamente convocado para representar Portugal no Campeonato do Mundo que se realizou em França nos dias 04 a 14 de outubro, obtendo o 11.º lugar.

Para além destas duas participações internacionais ao mais alto nível desportivo, um outro atleta, Gonçalo Pereira, escalão cadete é convocado para representar Portugal na Taça da Europa de Patinagem Artística que se realizou a 29 de outubro a 04 de novembro em Espanha.

Foi a 21 de setembro que o Clube de Patinagem de Santa Cruz – Lagoa comemorou as suas bodas de prata. Uma data que foi preparada para ser assinalado este grande momento de 25 anos a fazer história, de 25 anos a formar atletas.

O Clube de Patinagem de Santa Cruz – Lagoa, assinalou o seu 25º aniversário. As bodas de prata foram comemoradas de forma diferente dos restantes aniversários. Os 25 anos a fazer história e a formar atletas foram comemorados num passeio de barco, oferecido aos atletas, ao final da tarde do dia 24 de setembro, sendo que estes tiveram a oportunidade de ver um pôr de sol de forma diferente, ao largo da costa de São Miguel.

Tratou-se de uma iniciativa que pretendeu marcar a data de forma diferente, proporcionando outros momentos de convívio entre os atletas, treinador e responsáveis do clube.

O passeio de barco decorreu entre as 18h00 e as 20h30 a bordo do catamaram “Cetus”, onde puderam acompanhar alguns dos momentos em direto através do jornal Diário da Lagoa.

Esta iniciativa teve o apoio da Futurismo e do jornal Diário da Lagoa.

O CPSC é ainda presença assídua na Gala do Desporto Açoriano, dos quais se menciona as últimas presenças;

– 3º lugar por clubes no Campeonato Nacional de Cadetes em 2014

– 3º lugar por clubes no Campeonato Nacional de Juvenis em 2014

– Lia Raposo presente na seleção nacional em 2014

– António Borges, atual Presidente do clube por completar 20 anos de dirigismo no Clube de Patinagem de Santa Cruz até 2014

– Em 2016, Carlos Oliveira Vice Presidente do Clube por completar 20 anos de dirigismo

– Em 2017, Daniel Moniz atleta escalão Júnior por ter representado Portugal no Campeonato do Mundo que se realizou em Outubro na China

– No âmbito da XVIII Gala do Desporto Açoriano, iniciativa do Governo Regional que pretende distinguir entidades do associativismo desportivo e agentes desportivos que, através do seu esforço, dedicação e resultados alcançados, contribuíram para o desenvolvimento desportivo regional e a sua afirmação no contexto nacional ao longo do ano de 2018, os atletas Gonçalo Pereira e Daniel Moniz, a dirigente Susana Andrade Rua e o treinador Geraldo Andrade, do Clube de Patinagem de Santa Cruz – Lagoa, foram galardoados. O patinador Gonçalo Pereira foi galardoado na categoria Seleções Nacionais, por ter representado a Seleção Nacional de Patinagem na Taça da Europa de Patinagem Artística, em Espanha, no escalão de Cadetes Masculinos. O patinador Daniel Moniz foi galardoado na categoria Seleções Nacionais, por ter representado a Seleção Nacional de Patinagem no Campeonato da Europa de Patinagem Artística, na cidade de Lagoa e no Campeonato do Mundo de Patinagem Artística, em França, no escalão de Juniores Masculinos. Por sua vez Susana Andrade Rua foi galardoada na categoria Personalidades, por ter sido dirigente do Clube de Patinagem de Santa Cruz – Lagoa durante 25 anos e Geraldo Andrade galardoado na categoria Personalidades, por ter sido treinador de Patinagem Artística durante 25 anos do Clube Patinagem de Santa Cruz – Lagoa.

DL/CPSC

Categorias: Desporto

Deixe o seu comentário