Curso de Gestores de Energia fomenta eficiência energética no setor público

A Diretora Regional da Energia salientou a importância do Curso de Gestores de Energia de Edifícios Públicos, considerando que a sua realização “vem dar resposta às necessidades de gestão rigorosa dos recursos energéticos consumidos pelo setor público regional”.

Andreia Carreiro, que falava na abertura deste curso em Ponta Delgada, adiantou que uma iniciativa idêntica vai decorrer “em setembro, na ilha Terceira”.

O Curso de Gestores de Energia de Edifícios Públicos resulta de uma parceria entre a ADENE – Agência para a Energia e o Governo dos Açores, abrangendo as direções regionais da Energia e do Emprego e Qualificação Profissional, através do Centro de Formação da Administração Pública dos Açores.

A plataforma eletrónica, salientou Andreia Carreiro, vai possibilitar que “os organismos públicos fiquem a conhecer melhor os seus consumos, permitindo-lhes constatar oportunidades de melhoria”.

Para a Diretora Regional, é neste âmbito que a formação que hoje teve início “ganha relevância, porque cada serviço e organismo regional deve designar um colaborador responsável pela implementação de medidas que promovam a melhoria da eficiência energética”.

Nesse sentido, salientou que os formandos “ficarão dotados de competências que lhes permitam identificar estratégias de melhoria no uso racional da energia e promover a alteração de comportamentos, em contexto de trabalho”.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário