Deixem-se de desculpas e vão votar!

Edite Preto
Candidata a deputada pelo PS/Açores

Quase todos os dias ouvimos alguém dizer que não vota, que não acredita nos políticos, que não acredita na política, que são todos iguais. Outros justificam-se com desculpas mais criativas: “que vão votar os dos subsídios”, “fica tudo igual quer vamos lá, quer não vamos”, “querem é tachos”…

O que é certo é que, nas nossas vidas, todos os dias tomamos decisões: a que horas nos levantamos, a que horas comemos, se compramos uma peça de roupa, um livro, uns sapatos, um carro, etc. Não gostamos, nem deixamos que outros decidam por nós.

Então, por que fazemos isso em relação a decisões que afetam a nossa vida diária?

Viver em liberdade e viver em democracia foram conquistas que não podemos desprezar. Temos de valorizar e praticar uma cidadania ativa. Em democracia o povo dá, através do seu voto, um mandato representativo aos partidos políticos. É importante relembrar que não existe democracia sem instituições organizadas de acordo com filosofias de base: os partidos políticos. Temos também de perceber que os partidos são feitos por pessoas, os políticos, que se prontificam a contribuir para o bem comum.

Todos podem e devem contribuir para uma democracia plena. Por isso, decidam participar, através do voto, nas decisões que vão afetar todos os aspetos da vossa vida, desde a saúde, à educação, ao trabalho, ao ambiente, etc.

Nas eleições, do dia 25 de outubro, apresentam-se 13 partidos com projetos para a ilha de São Miguel. Leiam as propostas de cada um; informem-se e escolham a força partidária que melhor responde às vossas aspirações.

Gostaria de destacar que o projeto do PS apresenta um conjunto de propostas realistas e adequadas à nossa ilha e ao momento delicado em que vivemos. Para além disso, o PS tem um conhecimento profundo de cada freguesia, de cada concelho e da ilha, em geral. O PS possui a experiência que irá assegurar a estabilidade, a continuidade, a segurança que precisamos para fazer os Açores continuarem a crescer, conferindo melhores condições de vida para todos.

Por conseguinte, no próximo dia 25 de outubro, todos os açorianos são chamados a participar nas eleições Legislativas Regionais. Não se escondam atrás de argumentos inúteis! Participem! Mantenham a democracia de saúde! Não fiquem em casa, não deixem que outros decidam por vós!


O Diário da Lagoa convidou os 13 partidos candidatos às eleições legislativas dos Açores a expressarem as suas ideias aos leitores.

Categorias: Opinião

Deixe o seu comentário