Diretor Regional do Desenvolvimento Rural destaca sucesso do Programa de Apoio à Modernização Agrícola e Florestal nos Açores

Para o Diretor Regional do Desenvolvimento Rural o PROAMAF – Programa Regional para o Apoio à Modernização Agrícola e Florestal (PROAMAF) é um instrumento de sucesso colocado ao serviço de todos os agricultores e operadores florestais açorianos.

Segundo Fernando Sousa, “este ano já foram pagos 500 mil euros, correspondentes aos projetos de 614 candidaturas aprovadas”.

No PROAMAF têm enquadramento, entre outros, o apoio aos ramais de eletricidade agrícola, a ligação de ramais de água às explorações, diversas alfaias para a pecuária, equipamentos para a horticultura, fruticultura e floricultura, equipamentos para transporte de animais e software de gestão agrícola, para que os agricultores possam acompanhar e incrementar a eficiência das suas explorações.

Fernando Sousa salienta que, em 2017, foi possível isentar este programa da obrigação do cumprimento da regra comunitário dos ‘minimis’, que impossibilitava muitos agricultores de candidatarem os seus pequenos investimentos.

O govenrante adiantou ainda que, no próximo trimestre, a Direção Regional do Desenvolvimento Rural vai consultar as organizações de produtores, numa auscultação ao setor sobre as melhorias que se podem introduzir no PROAMAF, nomeadamente ao nível dos equipamentos apoiados, relembrando que este apoio incide em 50% sobre investimentos entre os 200 euros e os 3.000 euros, com exceção para os ramais elétricos, que podem ir até 15 mil euros.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário