Erasmus+ Project Shadows

Escola Secundária de Lagoa encontra-se novamente envolvida num Erasmus+ Key action 2 – Cooperation for innovation and Exchange of Good Practices, que tem como fim o desenvolvimento de um videojogo educativo

Este tipo de jogos são denominados usualmente com serious gamesA Escola Secundária de Lagoa já participou em outros Erasmus+ relacionados com serious games, que culminaram num guia para a utilização de videojogos em sala de aula, “Game-Based Learning for Teachers”, e no desenvolvimento do videojogo “Enchanted Crystals”, focado nas operações básicas da Matemática, que foi galardoado com o segundo lugar no ECGBL: 13th European Conference on Games Based Learning (2018). Durante aqueles projetos, que decorreram entre setembro de 2016 e agosto de 2018, a Escola Secundária de Lagoa teve o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, do NONAGON, Escola Básica e Integrada de Lagoa, entre várias outras instituições e membros da comunidade lagoense. Essa colaboração estendeu-se ainda à Direção Regional de Educação e a várias outras instituições educativas, como foi o caso do Colégio do Castanheiro e do Jardim Escola João De Deus Ponta Delgada. O atual projeto decorre numa altura complexa no que respeita a parcerias, pelo serão necessárias soluções criativas.

A sigla S.h.a.d.o.w.s refere-se a School and Home use of Advanced Digital Online Worlds in a Serious Game. O projeto foca-se num jogo que pode ser adaptado a várias disciplinas por intermédio de um editor de questões, permitindo aos docentes fazerem os ajustes necessários à situação particular dos seus alunos. A ideia é utilizar as características motivadores dos videojogos como uma vantagem pedagógica, tornando a experiência educativa mais atractiva. Prevê-se a implementação de jogabilidade colaborativa local e via internet, o que irá permitir o desenvolvimento de várias competências além das disciplinares, podendo o jogo ser jogado não só na Escola como em casa.

Os dispositivos móveis dos alunos tornam-se, assim, numa ferramentas de ensino e aprendizagem. Este processo que coloca desafios aos docentes, fazendo-os sair da sua zona de conforto, habituando-os a um paradigma de inovação. Esta experiência com novos métodos e tecnologias, assim como, as lições obtidas com outras instituições educativas é geradora de um tipo de know how e mentalidade que podem fomentar a criação de outros projetos escolares.

Na reunião de lançamento do projeto, que decorreu online, nos dias 2 e 3 de novembro, estiveram reunidos a Escola Secundária de Lagoa, o colégio Dinamarquês Grenaa Gymnasium, a empresa de desenvolvimento de Videojogos alemã Ingenious Knowledge, e a escola croata Trnsko. Neste primeiro encontro, por videoconferência, foram discutidos as premissas pedagógicas do jogo e a sua fundamentação em termos científicos, tendo-se criado um plano de ações para alcançar os objetivos educativos do jogo. Espera-se um protótipo em outubro de 2021 e lançamento em Agosto de 2022, pelo que durante este ano o processo irá centrar-se mais ao nível da investigação e criação de conteúdos didácticos, reflectindo-se sobre a forma como os sistemas do jogo podem servir para incorporar processos de ensino e aprendizagem. A partir do momento que existir um protótipo jogável será possível analisar as resposta de alunos e docentes, procedendo-se aos ajustes necessários que garantam o bom funcionamento do videojogo, mas também a sua eficácia pedagógica. Estes projetos possuem sempre um carácter experimental, correndo-se riscos criativos que necessitam de constante teste em situações reais com alunos. Tanto a meio, como no fim do projeto, espera-se a realização de eventos que permitam divulgar o jogo junto do público alvo e comunidade em geral. Acreditando-se que o produto final será mais do que o jogo, pois muitas são as lições que enriquecem todos que contactam com projetos de raiz multidisciplinar, numa área tecnológica que é imune às barreiras insulares. Aplicação ficará disponível nas principais lojas de aplicações.

João Freitas
Coord. do Erasmus+ na ESL

Categorias: Educação

Deixe o seu comentário