Ermida de Nossa Senhora do Cabo abre ao público

FOTO CML

A Câmara Municipal de Lagoa vai proceder à abertura da Ermida de Nossa Senhora do Cabo, situada na rua Estrela D´Alva, na fregueisa de Santa Cruz, para visitas públicas, a partir do dia 27 de novembro. Todos os interessados poderão, assim, visitar aquele emblemático edifício todas as sextas-feiras, das 9h00 às 12h00.

Esta ermida, classificada como Imóvel de Interesse Público, foi edificada pelo padre João Alves da Cruz, junto às casas onde residiu, em 1675. Num testamento aprovado em maio de 1712, a Ermida de Nossa Senhora do Cabo ou de Nossa Senhora da Estrela, juntamente com as casas contíguas e 126 alqueires de terra e vinha, situados na Lagoa, o Pico da Giesta e outros, foram vinculados por este sacerdote.

A sua invocação a Nossa Senhora do Cabo deve-se à grande devoção que o fundador tinha à imagem da Virgem que se venera no Cabo Espichel, em Portugal Continental. É também invocada como Nossa Senhora da Estrela, em virtude da escolha do padroeiro para se fazer a sua festa no dia 2 de fevereiro. Essa foi a razão pela qual foi escolhida como protetora da Banda Filarmónica Estrela d’Alva, que lhe consagrou um hino. O frontispício, decorado por relevos inscritos na cantaria, (rombos ou pontas de diamante, pirâmides, palmitos e florões) é revestido com um painel de azulejos policromados do século XVII com motivos vegetalistas. Apresenta uma única nave revestida por um lambrim de azulejos com motivos geométricos e um altar revestido a talha dourada. Do lado sul tem agregado o corpo da sacristia, estruturado em dois pisos. No piso elevado há uma tribuna que permitia assistir às liturgias de modo mais recatado.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário