Escola Secundária de Lagoa celebra o 20º aniversário

Alunos hoje puderam voltar às atividades presenciais no auditório da ESL © CML

A Escola Secundária de Lagoa (ESL) celebra esta sexta-feira, 19 de novembro, o seu 20º aniversário, numa cerimónia que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, da Secretária Regional da Educação, Sofia Ribeiro, do presidente do Conselho Executivo da ESL, Jorge Botelho, restantes membros do executivo, professores, alunos, pessoal não docente, pais e encarregados de educação.

Em declarações ao Diário da Lagoa, Jorge Botelho destaca que “é um imenso orgulho fazer parte da equipa que está à frente da Escola Secundária no ano em que fez o seu vigésimo aniversário. São 20 anos de muitas conquistas, de muitos projetos, de muitos alunos formados a nível do seu ensino secundário e hoje foi o dia em que voltamos às nossas atividades presenciais no nosso auditório. Atribuímos o prémio de mérito cívico e académico aos alunos que tiveram as melhores notas no ano letivo de 2020/21.”

Destacam-se como o melhor aluno do terceiro ciclo Joana Andrade Rebelo, que recebeu da autarquia 500 euros, e Rodrigo Furtado, como melhor aluno do 12º ano que recebeu 1000 euros.

Jorge Botelho, sublinha ainda que hoje também se celebrou o quinto aniversário do Clube de Geocaching que enfrenta um desafio novo, o projeto ISU (In the Search of Uncertain), que foi apresentado no evento e que será o desafio para o próximo ano.

Clube de Geoaching da ESL celebrou o seu quinto aniversário © CGESL

“É um projeto relacionado com o espaço que irá envolver a vinda de um astronauta à escola no mês de maio [de 2022] e já esteve cá presente de surpresa na passada quarta-feira, veio visitar os nossos alunos. Este é certamente um desafio muito importante aqui para o nosso próximo ano letivo.”

Questionando sobre os desafios para o futuro, o responsável pela Secundária de Lagoa, sublinha que o importante será “manter todos os restantes projetos que temos na escola como o projeto do videojogo “À Descoberta e Povoamento dos Açores”, os clubes escolares voltarem à sua atividade normal, o clube de expressão dramática, o clube de ciências, o clube de fotografia”. O docente destaca a vontade da escola voltar à rotina habitual de “até há dois anos letivos atrás”, em termos extracurriculares.

Quanto à atividade em termos curriculares e académicos, Jorge Botelho revela que estão “um pouco apreensivos”, contando que “estes últimos dois anos retiraram aos nossos alunos algumas rotinas, algum poder de estudo e temos vindo a detetar que este início de ano letivo está um pouco difícil”.

“Estamos a fazer uma caminhada de forma a que quando chegarmos ao final do ano este gap que a covid provocou esteja ultrapassado e os alunos tenham já adquirido o ritmo normal e já estejam aqui com melhores resultados académicos. Neste momento, após uma avaliação intercalar, não está bem e de acordo como queremos, mas temos a certeza que com trabalho e dedicação será ultrapassado”, acrescenta.

Cristina Calisto destacou o papel dos alunos que se afirmaram nas competências académicas e cívicas © CML

Na ocasião, Cristina Calisto, enalteceu o “prestígio que esta escola granjeou nos últimos 20 anos, honrando o bom nome do concelho de Lagoa”, frisando que “comemorar 20 anos é fazer história, é celebrar a vida”.

“Neste sentido, a ESL é a prova evidente de que aqui se trabalha, aqui se ensina e aqui se aprende. A ESL cresceu, afirmou-se e trilhou um caminho de sucesso, com trabalho, com emprenho e brio, perpetuados num percurso singular e irrepetível de 20 anos de existência que hoje recordamos”, salienta a autarca lagoense, referindo que alguns alunos ajudaram o concelho e a região a afirmar-se e a desenvolver-se com as competências académicas e cívicas que adquiriram naquele estabelecimento de ensino.

A presidente da Cãmara da Lagoa relembrou ainda que um dos grandes propósitos da autarquia tem sido o apoio à educação, destacando um conjunto de medidas e de incentivos em prol do melhoramento do sucesso escolar, destacando alguns projetos e apoios que têm vindo a ser realizados de forma a contribuir para a educação e formação dos jovens lagoenses.

DL

Categorias: Educação

Deixe o seu comentário