Escritor lagoense lança “Nomes”, o seu nono livro

FOTO DR

Júlio Tavares Oliveira, escritor lagoense vai lançar, no próximo dia 5 de Dezembro o livro “NOMES”, a sua nona obra, mais uma dedicada à poesia que terá um lançamento online através da editora Letras Lavadas. 

O autor diz que a “aventura começou em 2016, com poemas simples” que, atualmente “se transformaram em versos substancialmente melhores. Também o «Pai» desses versos melhorou com eles: pese embora a vida, que a todos toca conforme lhe esteja destinada, «NOMES» é o culminar de um longo e profícuo trabalho, dentro das paredes do meu quarto, quase sempre, e querendo, ambicionando sempre mais”, destaca.

Júlio Tavares Oliveira explica que nesta obra, há uma “figura central, claramente materna”. O autor sublinha que existem “anéis de consideração, amor, dedicação, homenagem e honra prestada”, sendo que “«NOMES» configura a simples poesia no extremo oposto da arma de arremesso, para o gatilho apontado ao destino de nós mesmos, seja pelas suas pessoas nomeadas, pessoas inominadas, ou por gente que vai passando e ficando na nossa vida”.

O autor entende que “precisamos dos outros como que de pão para a boca, e, sem os «NOMES» derradeiros na nossa vida, mais não somos que gente, também ela, sem nome, nomeação, ou estima. A solidão, que perfaz qualquer desaparecimento, manifesta-se, aqui, pois, através de um sentimento de ausência permanente, sem nomeação ou definição concreta, mas cuja materialização, como se a mesma fosse sequer possível, nos deu a palavra “Morte”. Essa, também, atingida por estes poemas, contrasta com a sóbria permanência dos “NOMES” aqui expostos, pois será sempre numa tentativa de a reduzir ao máximo que eu os elevo ao patamar da homenagem. É mais do que uma redenção ou questão de salvação: é simplesmente uma atitude, gestual, de amor e de consideração; de imensa gratidão”, termina o autor.

DL

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário