Evoluir o Rosário

Orlando Guerreiro
Candidato pelo BE à Junta de Freguesia
de Nossa Senhora do Rosário

Após uma reflexão ponderada e de sentir um forte apoio, aceitei ser o candidato pelo Bloco de Esquerda à Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Rosário, porque acredito ser a pessoa indicada para liderar os desígnios da freguesia nos próximos quatro anos.

Serei líder de uma equipa jovem, dinâmica, pró-activa e multidisciplinar que enfrentará com responsabilidade as dificuldades que advém da situação actual que todos atravessamos, sem esquecer o nosso passado que tanto nos honra e dignifica.

Vamos apostar na inovação social envolvendo activamente a comunidade em todos os projectos, criando uma política de proximidade, de incentivo ao voluntariado jovem, à entre-ajuda comunitária, à cooperação e ao empreendedorismo social e apoio ao empreendedorismo local. As nossas principais preocupações são a área social, a saúde, a educação, a cultura, o ambiente, a juventude e apoio ao empreendedorismo e associativismo local, entre outras.

Sinto-me comprometido com este projeto que me foi apresentado pelo Mário Rui Pacheco. Mesmo sendo de longe, de Portugal Continental, escolhi a freguesia do Rosário e a Lagoa para residir porque reconheço as qualidades para alguém se fixar aqui e constituir família.

Pelo facto de, a freguesia de Nossa Senhora do Rosário ser a maior freguesia do nosso concelho, considero que existe uma extensa área geográfica que carece de um planeamento estratégico de caris cultural, social, ambiental e económico. Como engenheiro do Ambiente tenho uma vasta experiência para traçar um planeamento para a costa marítima e para onde se deve direcionar a preservação e a estratégia turística.

Pretendo apoiar a cultura, mas acima de tudo a criação de uma cultura. É importante preconizar, também, a necessidade de reavivar o espírito de união e entreajuda dos Lagoenses, e formar cidadãos mais envolvidos e mais participativos, para um crescimento ímpar do concelho.

A ação social tem de constituir uma área de intervenção estratégica prioritária do Município de Lagoa em comum acordo de forças e estratégias com a Junta de Freguesia do Rosário, na medida em que tem de existir a consciência que é importante tomar medidas que promovam o bem-estar dos estratos sociais mais desfavorecidos, como forma de promover uma maior elevação e coesão social.


O Diário da Lagoa convidou os candidatos às Juntas de Freguesia do Município de Lagoa a expressarem as suas ideias aos leitores. Orlando Guerreiro é o candidato pelo BE à Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Rosário.

Categorias: Opinião

Deixe o seu comentário