Festas do Espírito Santo do Império de S. Pedro revelaram-se um sucesso 

Espirito Santo Imperio São Pedro Agua de Pau 2015 coroação

As Festas do Divino Espirito Santo do Império de São Pedro, na vila de Água de Pau, organizadas pela Câmara Municipal de Lagoa revelaram-se uma vez mais, num grande sucesso, pela adesão de milhares de pessoas a estas festividades.

A comprovar este sucesso, para além da procissão que integrou mais de duas dezenas de impérios do concelho, foram ainda servidas à comunidade local e visitantes cerca de 4000 sopas servidas, no Largo de Santiago. A Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto Decq Mota, enalteceu de forma emocionada e com muita satisfação a colaboração esforçada dos seus funcionários, que se dedicaram muito dando o seu melhor, realçando que o sucesso desta festa deve-se, precisamente, a eles e todos os voluntários, que foram muitos, a participar, bem como a todas as mordomias que se associaram à procissão do Império de S. Pedro, um dos momentos altos do dia.

Nota da autarquia dá conta que estas festividades revelam a importância das Honras que se prestam ao Divino Espírito Santo como sendo uma tradição que revela a identidade do povo açoriano que fazem parte da memória coletiva do povo lagoense e que contribui também para definir a identidade do concelho, naquilo que tem de mais singular como é o caso do culto ao Divino Espírito Santo que se assume como uma devoção com grande tradição no seio da comunidade lagoense. 

As festas do Divino Espírito Santo do Império de S. Pedro são uma iniciativa, realizada pela segunda vez, que alia várias componentes  de cariz religioso, histórico, cultural e social, organizadas pela Câmara Municipal de Lagoa, com o apoio da Junta de freguesia de Água de Pau, paróquia de Nossa Senhora dos Anjos e contando com a colaboração dos funcionários do município.

A valorização que a mesma confere à cultura popular e às tradições, com destaque para a envolvência dos grupos locais, sendo, similarmente, uma forma de dinamizar e valorizar a nossa comunidade concelhia, sem esquecer os idosos mais carenciados, em que cerca de 200 idosos portadores de cartão de idoso receberam no passado sábado, uma pensão do Divino Espírito Santo.

As festividades encerram esta segunda-feira (dia 29), com a animação musical da banda Feedback, encerrando com o sorteio de domingas, pelas 24h00, seguido da procissão de velas para a moradia da 1ª dominga.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário