Governo anuncia reforço imediato de água para os agricultores em pontos estratégicos de São Miguel

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou o reforço imediato do abastecimento de água em pontos estratégicos da ilha de São Miguel para minimizar a situação excecional de seca prolongada que se vive.

João Ponte, em declarações à margem de uma reunião com responsáveis da IROA, S.A, da Associação Agrícola de São Miguel e da Associação de Jovens Agricultores Micaelenses, revelou também que será reforçado o abastecimento de água na Lagoa das Contendas e no reservatório do Pico do Carvão, que é abastecido pela Lagoa do Caldeirão, recorrendo ao auxílio dos bombeiros.

O titular da pasta da Agricultura disse ser consensual a necessidade de avançar nos próximos anos com um conjunto de investimentos em várias ilhas que permitam reforçar a capacidade de armazenagem de água, de modo a que a Região consiga responder a situações de escassez de água como a que está a passar atualmente.

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas garantiu que o próximo Plano de Investimentos da Região vai avançar com um conjunto de investimentos estruturantes em matéria de abastecimento de água em várias ilhas, aproveitando água que, neste momento, está a correr para o mar e que pode ser aproveitada pela agricultura.

Além disso, salientou que será necessário construir na zona da Ribeira Grande, em São Miguel, mais uma lagoa artificial para retenção da água, por forma a garantir a sustentabilidade do abastecimento.

Relativamente à ação das câmaras municipais, o governante lamentou que alguns autarcas tenham dito publicamente que irão cortar o abastecimento de água à lavoura nos seus concelhos.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário