Governo dos Açores assinala Dia Internacional dos Migrantes

O Governo dos Açores assinala, a 18 de dezembro, o Dia Internacional dos Migrantes com a realização de um conjunto de atividades que pretendem dinamizar a diversidade cultural existente no arquipélago, promovendo o diálogo, a confraternização e a partilha de vivências entre a comunidade açoriana e quem está ou esteve envolvido em percursos migratórios.

As comemorações têm início pelas 10h00, na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, onde mais de centena e meia de crianças dos ATL – Atividades de Tempos Livres do concelho da Praia da Vitória participam em atividades sobre esta temática.

As atividades têm início com um espaço de dinamização musical e oral, a cargo de Alexandre Delgado, artista cabo-verdiano natural do Tarrafal, na ilha de São Nicolau, a viver nos Açores desde 1987, e Valdeci Purim, cidadã brasileira nascida na cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, que reside na Região há mais de duas décadas.

Depois desta primeira atividade, as crianças participam numa Oficina de Sensibilização para as questões relacionadas com as migrações, iniciativa desenvolvida pelo Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória.

Ainda no mesmo dia, pelas 19h00, em Angra do Heroísmo, na sede do Alpendre – Grupo de Teatro, realiza-se um espetáculo musical onde as Cantigas ao Desafio sobem ao palco com as melodias de Alexandre Delgado.

O evento é aberto a todos os interessados e terá como apresentadora Claudine Lourenço, do programa Planeta Mulher.

As comemorações do Dia Internacional dos Migrantes estão inseridas na política do Governo do Açores de promoção da interculturalidade e de preservação da identidade cultural na Região, fomentando uma melhor integração dos migrantes na sociedade, através do reconhecimento dos seus direitos, liberdades e garantias.

Proclamado em 2000 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Internacional dos Migrantes tem como objetivo sensibilizar a comunidade internacional para a defesa dos direitos dos migrantes em todo o mundo.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário