Governo dos Açores e Associação Bandeira Azul da Europa assinam protocolo no Dia Mundial do Ambiente

ambiente-caldeira-paisagem

A Secretaria Regional de Agricultura e Ambiente e a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), assinalam esta sexta-feira, o Dia Mundial do Ambiente com a assinatura de um protocolo que visa reforçar os projetos de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na Região e com a entrega nacional dos galardões Green Key 2015.

A nona edição deste galardão, que também distingue empresas açorianas, conta, pela primeira vez, com o alargamento aos Alojamentos Locais e aos Restaurantes, à semelhança do que se realiza nos restantes países da rede internacional.

Green Key está atualmente presente em 48 países e foi atribuída a cerca de 2.800 unidades de alojamento, representando um importante crescimento na rede internacional.

Em termos relativos, a nível nacional, o programa regista um aumento de 30% face aos galardoados de 2014 e a cerimónia da entrega dos galardões que se realiza nos Açores constitui também um dos eventos promovidos no âmbito da Semana Europeia do Desenvolvimento Sustentável.

A ABAE é uma organização não-governamental de ambiente, sem fins lucrativos, dedicada à educação para o desenvolvimento sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais, que faz parte da Fundação para a Educação Ambiental (FEE).

A FEE agrupa entidades internacionais que, em conjunto, promovem atividades de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, oriundas de mais de 60 países.

O Dia Mundial do Ambiente celebra-se a 5 de junho, data fixada pela Assembleia Geral das Nações Unidas para assinalar a abertura da 1.ª Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente, conhecida como Conferência de Estocolmo, que decorreu em 1972.

A efeméride assume-se como forma privilegiada de promover a consciencialização mundial para as questões ambientais e, para assinalar esta data, o Governo dos Açores está a divulgar desde 1 de junho curiosidades ambientais em diversos canais da Comunicação Social e em plataformas online da Direção Regional do Ambiente.

Estas informações, em formato “Sabia que…”, visam consciencializar e despertar em cada cidadão a participação ativa na proteção e melhoria da qualidade ambiental, numa ação de divulgação que conta com a parceria da Rádio Pico, RDP-Açores e RTP-Açores.

O caderno “Saber mais… Ambiente Açores” passa também a estar disponível no portal temático Educar para o Ambiente, no endereço eletrónico http://educarparaoambiente.azores.gov.pt, um novo recurso educativo regional que aborda diversas temáticas relacionadas com leis e convenções ambientais, ferramentas de gestão ambiental e classificações internacionais de promoção ambiental e de desenvolvimento sustentável.

Paralelamente à comemoração do Dia Mundial do Ambiente, a Região associou-se, desde 30 de maio e até 5 de junho, à Semana Europeia do Desenvolvimento Sustentável, iniciativa apoiada pela Rede Europeia para o Desenvolvimento Sustentável (European Sustainable Development Network), que visa estimular e dar visibilidade a atividades, projetos e eventos que promovam o desenvolvimento sustentável.

Nos Açores, estão a ser dinamizadas 61 atividades, organizadas pelos Parques Naturais e em parceria com 14 entidades.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário