Governo dos Açores faz balanço muito positivo da visita do Comissário Europeu da Agricultura

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que o Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, que esteve de visita à ilha de São Miguel, parte com uma “boa imagem dos Açores”, do trabalho que tem sido feito e do que é preciso continuar a fazer para desenvolver a agricultura.

O programa de Phil Hogan nos Açores incluiu visitas a explorações leiteiras, a uma fábrica de laticínios e a uma plantação de ananás, entre outras, o que permitiu mostrar o bom trabalho que tem sido feito no setor agrícola, bem como o aproveitamento dos fundos comunitários.

Para o governante açoriano, foi “uma grande satisfação” receber a primeira deslocação oficial do Comissário Phil Hogan aos Açores e o facto de ter anunciado no arquipélago, enquanto Região Ultraperiférica (RUP), que não existirão cortes no POSEI no período 2021-2027.

A proposta inicial de orçamento da Política Agrícola Comum pós 2020, da Comissão Europeia, previa um corte de 3,9% no POSEI.

João Ponte salientou que se segue agora um trabalho de negociação no Parlamento, no Conselho e na Comissão Europeia, sendo que a envolvência do Estado-Membro Portugal será fundamental para que, no final da negociação do orçamento da Política Agrícola Comum (PAC) pós 2020, seja possível ter uma proposta melhor do que a que existe neste momento.

Recorda uma nota do executivo que o Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural participou na reunião do Centro Açoriano de Leite e Laticínios (CALL), tendo-lhe sido pedido empenho pessoal na aprovação da nova candidatura à promoção de produtos lácteos açorianos no estrangeiro.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário