Governo lança “Projeto Giros”, um novo programa de prevenção de consumos com ações no contexto dos Festivais de Verão

O Secretário Regional da Saúde apresentou o programa de prevenção de consumos e comportamentos de risco “Projeto Giros” que inclui atividades nos principais festivais de verão.Rui Luís, que falava na apresentação deste projeto, referiu que se tem assistido, nas ultimas décadas, a uma alteração na dinâmica das atividades noturnas, nomeadamente no que diz respeito ao consumo de substâncias.

O “Projeto Giros”, é um programa que pretende desenvolver ações de sensibilização e educação de prevenção de consumos e comportamentos de risco, junto da comunidade, no âmbito do projeto de prevenção em comportamentos aditivos e dependências para o ano de 2018.

É dirigido à população em geral, em diferentes contextos, que para além do escolar, comunitário, laboral e prisional, prevê ações em contexto recreativo.

O titular da pasta da saúde adiantou que “o projeto estará presente com uma unidade móvel nos grandes festivais de verão nos Açores para dar um apoio presencial a toda a ação dos jovens nesses festivais”.

Esta unidade móvel, acompanhada de uma equipa multidisciplinar, desenvolverá atividades inseridas no programa das Sanjoaninas. Seguem-se, a título de exemplo, a Semana Cultural das Velas, as Festas da Madalena, o Festival Monteverde, o Festival Ilha Branca, a Maré de Agosto e as Festas do Varadouro.

As atividades previstas contemplam contatos de proximidade e aconselhamento, disponibilização de apoio técnico, disponibilização de material informativo como, alcoolímetros e preservativos, e, a aplicação de questionários sobre consumos.

O “Projeto Giros”, resulta de um acordo de financiamento, estabelecido entre a Secretaria Regional da Saúde, através da Direção Regional da Prevenção e Combate às Dependências, com a Casa do Povo de Santa Bárbara, no valor de 48 500 euros.

Na sua globalidade o “Projeto Giros”, prevê realizar nos diferentes contextos um conjunto de 88 intervenções, ao longo de 157 dias, dirigidas a 13400 destinatários, e cujos resultados serão posteriormente avaliados.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário