Governo regional diz que está em curso contratação de 20 psicólogos

© JF/ SRSD

O secretário Regional da Saúde e Desporto dos Açores revelou esta terça-feira, 21 de setembro, que está em curso a contratação de 20 psicólogos e o levantamento das necessidades de cada uma das nove ilhas do arquipélago em termos de saúde mental.

Em comunicado, o Governo regional dos Açores esclareceu que a informação foi transmitida ao bastonário da Ordem dos Psicólogos, recebido esta terça-feira por Clélio Meneses no âmbito de uma visita à ilha Terceira.

O governante destacou a “importância fundamental da saúde mental na perspetiva de saúde que se pretende implementar na região, dando ênfase à prevenção e à proximidade”, refere a nota de imprensa.

A este nível, referiu, “está a ser desenvolvido o Plano Regional de Saúde Mental e, também com relação à atividade dos psicólogos, o Plano Regional de Prevenção das Dependências”.

O Secretário Regional da Saúde e Desporto realçou ainda “a relevância do trabalho em parceria e cooperação com as entidades representativas dos profissionais de saúde para os bons resultados que se pretendem alcançar na vida dos açorianos, sendo a Ordem dos Psicólogos um bom exemplo desse princípio”.

A 30 de julho, o PS/Açores entregou na Assembleia Legislativa Regional um requerimento a questionar o Governo sobre a contratação de 20 psicólogos para o Serviço Regional de Saúde (SRS), anunciada em junho pelo executivo regional.

“Foi anunciada a contratação de 20 psicólogos para o SRS, mas tendo em conta que na Bolsa de Emprego Público dos Açores não se constata, à data, a abertura de procedimentos concursais para esse recrutamento, esperamos que o Governo Regional possa esclarecer como está esse processo e em que moldes vai ser feito”, afirmou o deputado Tiago Lopes, citado numa nota de imprensa.

O PS/Açores lembrou que a contratação de 20 psicólogos para os hospitais e unidades de saúde de ilha consta do Plano e Orçamento da região para 2021.

Os socialistas destacam que o presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou, a 13 de julho, no plenário da Assembleia Regional, a contratação daqueles profissionais.

Lusa/ DL

Categorias: Saúde

Deixe o seu comentário