Governo Regional reforça apoio à investigação marinha e à contratação de investigadores

O Governo dos Açores abriu um concurso para apoiar projetos de investigação e desenvolvimento alinhados com a Especialização Inteligente definida para a Região (RIS3 Açores) no eixo ‘Pescas e Mar’, num investimento de 2,2 milhões de euros, sendo cofinanciado pelo FEDER, em 1,8 milhões de euros, e pelo Orçamento da Região.

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia referiu que o aviso publicado na página da Internet do Programa Operacional Açores 2020 destina-se à Universidade dos Açores, que se deve candidatar tendo em vista a implementação e execução de um projeto científico na área do Mar, sendo o centro de investigação OKEANOS a unidade de referência, que deve incluir a contratação de 10 doutorados, por um período de três anos, para o Departamento de Oceanografia e Pescas.

Segundo Gui Menezes, o objetivo deste aviso é “reforçar as condições de base para a produção científica e inovação, especificamente no domínio prioritário do Mar”, acrescentando que “é uma área de grande relevo no âmbito das atuais estratégias regionais, nacionais e internacionais, e de grande impacto para o desenvolvimento socioeconómico e coesão”.

O titular da pasta da Ciência frisou também “a aposta na contratação de recursos humanos qualificados, promovendo, desta forma, o emprego científico e o reforço do sistema científico regional, fixando investigadores e contribuindo para a sua estabilidade laboral”.

Recentemente, também foram abertos dois avisos para os nós regionais do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico, nomeadamente o European Multidisciplinary Seafloor and Water Column Observatory – Portugal (EMSO-PT) e o European Marine Biological Resource Centre – Portugal (EMBRC.PT), num investimento superior a 2,4 milhões de euros para os próximos três anos.

Para o Secretário Regional, estes apoios não só reforçam as competências científicas da Região, mas também promovem “a sua internacionalização, a produtividade científica, a qualificação e contratação de investigadores, e contribuem para o desenvolvimento da economia do mar” nos Açores.

O aviso está acessível na página da Internet do Programa Operacional Açores 2020, em http://poacores2020.azores.gov.pt/candidaturas/aviso-no-acores-45-2019-58/ e vai decorrer até 26 de janeiro.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário