Homenageado o romeiro emigrante António Tabico

© CMRG

A Associação dos Emigrantes Açorianos promoveu uma iniciativa de homenagem aos romeiros emigrantes, em particular a António Tabico.

Natural da freguesia de Santo António, concelho de Ponta Delgada, António Tabico emigrou para o Canadá na década de 70 do século passado e foi um “forte impulsionador da cultura e tradições dos Açores naquele país”, realçou Alexandre Gaudêncio que esteve presente na cerimónia.

Entre as diversas manifestações culturais que impulsionou, as romarias quaresmais foram as mais visíveis, organizado e trazendo à ilha de São Miguel, durante mais de meio século, grupos de emigrantes que pretendiam cumprir a romaria. António Tabico participou em 59 romarias.

A Associação dos Emigrantes Açorianos preparou uma placa evocativa da sua ação enquanto impulsionador das romarias que será colocada no mural da Praça do Emigrante.

A cerimónia contou igualmente com a presença on-line do filho do homenageado, Tony Câmara, para além de José Andrade (diretor regional das Comunidades), João Carlos Leite (Movimento Romeiros de São Miguel) e Rui Faria (presidente da Associação dos Emigrantes Açorianos).

DL

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário