João Ponte revela que exportação de próteas dos Açores cresceu 50% nos últimos três anos

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas que a floricultura constitui um setor em franco desenvolvimento nos Açores, revelando que, nos últimos três anos, aumentou em 50% a exportação de flores para a Holanda e que, este ano, pela primeira vez, serão exportadas próteas para Miami, nos Estados Unidos da América.

Segundo João Ponte estes dados revelam que este é um setor muito interessante e apelativo para os produtores e para as cooperativas, porque está em causa uma produção que visa a exportação.

Para o Secretário Regional, a evolução positiva que o setor agrícola tem registado, designadamente na horticultura, fruticultura e floricultura, deve-se à aposta dos agricultores e ao trabalho que as cooperativas têm desenvolvido ao nível da organização e valorização da produção.

João Ponte recordou que o Governo dos Açores criou no âmbito do POSEI uma ajuda específica para o acondicionamento de próteas, que contempla um apoio de cinco cêntimos por haste, sendo que a ajuda é paga com base na quantidade de hastes comercializadas, com calibre igual ou superior a 40 centímetros.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário