Jovens são imprescindíveis para uma agricultura mais forte e competitiva

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou a importância dos jovens para o futuro da agricultura nos Açores, que se quer mais forte e competitiva, considerando que o seu contributo ativo é determinante para o desenvolvimento sustentável do setor, para a fixação de pessoas nos meios rurais e para o desenvolvimento económico da Região.

O Secretário Regional destacou que, apesar de, nos Açores, os produtores agrícolas apresentarem uma idade média de 53 anos, é objetivo estratégico do Governo rejuvenescer o setor e garantir o seu futuro no arquipélago.

Para isso, João Ponte salientou que, já no próximo ano, será implementado o programa Jovem Agricultor e o novo regime de cessação da atividade agrícola, proporcionando condições para atrair mais jovens agricultores e permitir que os mais idosos possam dar lugar a uma nova geração de agricultores.

O governante disse ainda que em 2020 serão lançados os programas PROAGRI e I9AGRI, que permitirão apoiar projetos nas áreas da inovação, da agricultura de precisão e melhorar a eficiência e a rentabilidade das explorações.

O Secretário Regional frisou também que está já em implementação a Estratégica para a Agricultura Biológica, confirmando a aposta do Governo dos Açores numa agricultura ainda mais sustentável e que gere mais valor, sendo que, no âmbito das alterações ao programa POSEI para o próximo ano, foram criados incentivos ao desenvolvimento da agricultura biológica.

Para o governante, a determinação do Executivo em apoiar a agricultura e os jovens agricultores acontece porque existe a forte convicção de que “sem jovens na agricultura o futuro deste setor e o futuro das zonas rurais não está assegurado”.

João Ponte fez votos para que a paixão e a dedicação dos agricultores e dos jovens agricultores de hoje se estendam com a mesma intensidade à transformação e à comercialização, em prol da melhor valorização dos produtos açorianos e da melhoria do rendimento dos agricultores.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário