Judolag arrecada 13 medalhas no Campeonato Regional

© AJAA 

A Escola Secundária de Lagoa, nos passados dias 9 e 10 de outubro, foi palco do Campeonato Regional de Judo, feminino e masculino, de Juvenis, Cadetes e Juniores. 

Estiveram em competição 107 judocas, sendo que em representação da ilha de São Miguel estiveram o Judo Clube da Lagoa (Judolag), o Clube de Judo da Ribeira Grande e o Judo Clube de Ponta Delgada.

O clube lagoense arrecadou três medalhas de ouro em juvenis, quatro de ouro e uma de prata em Cadetes, três de ouro, uma de prata e uma de bronze em Juniores. Ao todo colecionaram 13 medalhas, sendo 10 de ouro, duas de prata e uma de bronze.

O Plano de Atividades para 2021, da Associação de Judo do Arquipélago dos Açores (AJAA), tinha os Campeonatos Regionais de Juvenis, Cadetes e Juniores agendados entre janeiro e julho do corrente ano. 

“Infelizmente só agora se reuniram as condições para a sua realização em segurança” comenta o treinador lagoense, Bruno França, num comunicado enviado às redações. 

Bruno França, também presidente da AJAA, reforça que o Campeonato Regional foi vivido num pós pandemia e numa época atípica.

Após a cidade da Lagoa ter sido palco da prova regional mais importante da época, a equipa faz um balanço positivo para o Campeonato Nacional. Todos os 10 judocas que alcançaram o ouro no Campeonato Regional têm a participação no Nacional assegurada.

Além dos atletas, estiveram na prova Bruno França como treinador do Judolag, Filipe Teixeira e Nuno Vital como árbitros. Nas mesas de prova Andrea Martins, Rodrigo Ponte e Bruno Furtado.

As classificações são categorizadas por peso, feminino e masculino e de seguida juvenis, cadetes e juniores. “A prova decorreu num ambiente descontraído e sem casos positivos” à covid 19, é dito no comunicado enviado às redações.

“Os resultados, como atestam na distribuição de medalhas por clubes, denota-se uma evidente vantagem para o nosso clube, onde fica provado o trabalho de todos os implicados neste projeto, que vai além dos resultados desportivos”, sublinha Bruno França.

Os judocas pisaram o tapete depois de testar negativo à covid-19, tendo os testes sido efetuados à entrada do recinto desportivo da Escola Secundária da Lagoa. Foram testados os atletas e todos os intervenientes no processo competitivo, árbitros, staff de apoio à prova, entre outros. Após a colheita e entrada no recinto os intervenientes mantiveram a obrigação de não abandonar o pavilhão.

A competição só foi possível de se realizar com a implementação do plano de contingência em conformidade com as normas em vigor emanadas da Autoridade Regional de Saúde.

A organização da prova foi da responsabilidade da Associação de Judo do Arquipélago dos Açores. 

As medalhas de ouro e com passaporte direto para o Campeonato Nacional foram para:

Juvenis
Daniel Calado (-38kg)
Matias Sanfona (-42kg)
Frederico Vital (-81kg)

Cadetes
Samuel Sanfona (-55kg)
Henrique Sousa (+90kg)
Mariana Inácio (-52kg)
Tamára Arruda (-57kg)
Maria Vidinha (-70 kg) também apurada para o Campeonato Nacional mas sem adversários regionais.

Juniores
Tamára Arruda (-57kg)
Francisco Luz (-60kg)
Henrique Sousa (-100kg)
Mariana Inácio (-52kg) também apurada para o Campeonato Nacional mas sem adversários regionais.

Participaram ainda os atletas do Judolag:

Juvenis
Vasco Lucas(-43kg) 
Gonçalo Teixeira (-55kg)
Pedro Oliveira (-55)

Cadetes
André Botelho (-90kg) 2º Lugar

Juniores
Cláudia Calado (-70kg) 
Samuel Sanfona (-60kg) 3º lugar
Rafael Cordeiro (-66kg) 4º lugar
Júlia França (-63kg)

DL

Categorias: Desporto

Deixe o seu comentário