Lagoa acolhe Ateliers Criativos no Convento de Santo António

FOTO DR

Às segundas, terças e quintas-feiras, das 16h30 às 17h30, irá decorrer a iniciativa Ateliers Criativos de Animação, Desenho Digital e de Artes Plásticas no convento de Santo António, na Lagoa.

O Atelier de Animação pretende demonstrar que o  “domínio da linguagem audiovisual está cada vez mais presente, sendo fundamental fazer transitar esse importante modo de expressão cultural para os diferentes campos sociais, como o meio escolar e os locais que as crianças e jovens mais frequentam”.

O público-alvo são alunos a partir dos 6 anos, que no Atelier de Animação, irão explorar técnicas de comunicação, modelação, estudo e animação de personagens e ambientes até à criação de narrativas originais transformadas em imagens em movimento, através de técnicas de Animação 2D (a partir de softwares próprios no computador), Animação Tradicional (desenho e material tradicional) e Animação Stopmotion (animação a partir de objetos e elementos do quotidiano com recurso ao registo fotográfico).

Já o Atelier de Desenho Digital pretende “preparar os jovens, a partir dos 12 anos, para o desenvolvimento de competências e conhecimentos conceptuais, técnicos e criativos e para a produção de conteúdos nas novas redes de comunicação”.

Em nota enviada, a autarquia refere que o “principal objetivo deste atelier passa por dar a conhecer noções de composição e domínio das aplicações, tendo em vista a exploração de linguagens e métodos de expressão próprios dos sistemas, sendo que, esta atividade necessita de algum material de cariz obrigatório, mais especificamente, um computador com programa de desenho digital, ou Tablet com caneta para desenho digital”.

O Atelier de Artes Plásticas tem como objetivo dar a conhecer as metodologias e técnicas básicas de várias vertentes artísticas com o intuito de desenvolver projetos criativos, tendo em conta os interesses plásticos de alunos a partir dos 6 anos.

Serão desenvolvidas noções básicas de desenho e pintura, através de projetos individuais criativos, incentivando para o desenvolvimento da autoexpressão, formação de um estilo próprio, autoconhecimento, criatividade, comunicação, libertação de sentimentos, pensamentos e emoções.

Assim, a nota conclui que “todos os interessados em participar nos Ateliers Criativos, deverão contatar a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, através do contacto 296 912 510 ou por e-mail para: servicoeducativo.bmtbv@gmail.com, sendo que o valor mensal é de 40 euros, para uma aula por semana em dia à escolha, e mais 15 euros por aula extra”.

DL

Categorias: Educação

Deixe o seu comentário