Lagoa – Açores e Algarve – uma irmandade levada a sério

Lagoa camara comitiva algarve oferta bandeira

No concelho de Lagoa (Açores), está uma comitiva do Município de Lagoa – Algarve, cidade irmã, até ao próximo dia 29 de junho, no âmbito das festividades do Divino Espirito Santo do Império de São de Pedro, organizadas pela edilidade açoriana.

Em declarações ao Jornal Diário da Lagoa, o Presidente da Câmara de Lagoa – Algarve, referiu que o objetivo da vista é reforçar os laços da geminação.

Francisco Martins recordou que, numa primeira fase, as geminações, grande parte delas ficam restritas à área social ou cultural e ficando apenas por ai.

Quanto à geminação com o município açoriano, o objetivo é ir mais longe, “ o que pretendemos é que haja uma partilha de identidade entre estas duas cidades irmãs. Gostaria que daqui a meia dúzia de anos houvesse um maior conhecimento e que as populações de ambos os lados se identificassem realmente como irmãos”.

Como forma de reforço do acordo celebrado em 2008, e sendo as duas terras marcadamente católicas, no próximo ano (2016), será recriado o Espirito Santo no Algarve, o que poderá servir para reforçar esse elo de ligação, considerou.

Recorde-se que as Festas do Divino Espírito Santo têm uma grande tradição histórico-cultural que remonta ao século XIV.

Além disso o Concelho de Lagoa (Açores) estará representado na FATACIL 2016, a maior feira realizada na margem sul do Rio Tejo. Uma participação que terá como objetivo de promover e divulgar o que o município açoriano tem de melhor para oferecer a quem o visita, quer seja do ponto de vista cultural e turístico.

Francisco Martins destaca o facto que depois de do intercâmbio cultural, já se está numa fase de intercâmbio económico, onde o objetivo passa por desenvolver e promover a economia de ambos os concelhos.

O autarca algarvio refere que esse trabalho demonstra a seriedade com que a geminação está a ser levada, não sendo apenas para a fotografia.

“Pretende-se que esta geminação seja de partilha entre os dois melhorando a qualidade de vida dos munícipes de ambos os lados”, referiu.

Francisco Martins destacou o facto de ter sido ainda criado, na atual legislatura, um Gabinete de Geminação, cujo objetivo passa por reforçar a geminação entre Açores e Algarve. “Já existem algumas ideias, na minha opinião há que apostar na área económica, promovendo partilhas de estágios entre jovens dos dois concelhos, inclusive entre funcionários autárquicos, por forma a conhecerem outras realidades”.

“Quero que esta geminação seja uma irmandade levada a sério”.

Da parte da Presidente da Câmara Municipal de Lagoa (Açores, em declarações ao nosso jornal, referiu que a visita é uma oportunidade para melhorar o conhecimento dos dois autarcas, reiterando os compromissos assumidos no âmbito da geminação.

Havendo o compromisso em 2016 da realização da Festa do Espírito Santo no Algarve, a vinda no âmbito das festas que se realizam em Água de Pau, os visitantes irão perceber melhor do que se fala, conhecendo, do ponto de vista logístico, o que é necessário para que a replicação no próximo ano possa ser realizada com sucesso.

No âmbito da audiência de cumprimentos mantida esta quinta-feira ao Presidente do Município de Lagoa – Algarve, Francisco Malveiro Martins, à Vereadora Anabela Simão Rocha e ao responsável pelo gabinete de geminações Jorge Cabrita, foi oferecido por Cristina Decq Mota, uma Bandeira do Espírito Santo para que possa ser utilizada no próximo ano em Lagoa – Algarve.

A relação institucional entre as duas cidades foi estabelecida a 19 de janeiro de 2008 data em que foi oficialmente assinado o protocolo de geminação, com o propósito de reforçar os vínculos da cooperação entre os dois municípios e que provinha de outras datas.

Promover intercâmbios em vários domínios, como a cultura, a educação, o desporto e até o turismo, mobilizando os incentivos e os meios necessários para a sua concretização e promovendo atividades que reforcem as relações dos Municípios geminados, é um dos objetivos concretizados e que se reforça com a visita do executivo algarvio esta semana.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário