Lagoa assinala dia internacional da Cidade Educadora

FOTO CML

No próximo dia 30 de novembro, assinala-se mundialmente, o dia internacional da Cidade Educadora. A Lagoa irá celebrar esta efeméride com diversas atividades que irão decorrer no mês de novembro.

Este ano, assinalam-se os 30 anos da proclamação da Carta das Cidades Educadoras, e, neste sentido, o mote desta edição “30 anos transformando pessoas e cidades para um mundo melhor” é um convite, para que as cidades que fazem parte da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), mais de 500, partilhem e celebrem com todos os cidadãos as aprendizagens geradas ao longo destes 30 anos.

A Carta das Cidades Educadoras é o documento fundador do movimento das Cidades Educadoras, demonstrativo da educação como vetor de transformação social e melhoria de vida comunitária, convivência, prosperidade e coesão social, numa cidade.

Para assinalar esta iniciativa, será divulgado, no portal da Câmara Municipal de Lagoa, nas redes sociais oficiais e mupis do concelho, o programa e a informação alusiva a esta comemoração, nomeadamente com vídeos alusivos às 30 aprendizagens de uma Cidade Educadora. No decorrer do mês, várias são as atividades desenvolvidas pelo Município, nomeadamente a inclusão de um banner alusivo aos 30 anos da Associação Internacional das Cidades Educadoras na assinatura digital dos endereços eletrónicos dos colaboradores da autarquia das áreas de Educação e Cultura. Serão, da mesma forma, distribuídos marcadores de livros com os princípios da Carta das Cidades Educadoras, através da “Biblioteca na Rua”.

Já na praça de Nossa Senhora do Rosário, de 23 a 30 de novembro, ficará patente um mural comunitário, intitulado “O que gostava de ter na sua Cidade?”, onde todos os munícipes poderão deixar o seu contributo. Serão entregues, nesta mesma praça, flyers com as 30 aprendizagens de uma Cidade Educadora.

A comemoração deste dia internacional culminará, no final deste mês, com o hastear da bandeira das Cidades Educadoras, no edifício dos Paços do Concelho, e a publicação, no portal e redes sociais oficiais da edilidade, de um vídeo com o Hino das Cidades Educadoras, interpretado pelo Clube de Música da Escola Básica e Integrada de Lagoa.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário