Lagoa assinala dia municipal para a igualdade

FOTO DR

A Câmara Municipal de Lagoa, em parceria com a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local – Animar e a Associação Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico – ACEESA, assinalou o Dia Municipal para a Igualdade, celebrado no dia 24 de outubro, através de duas atividades. 

Este ano, foi organizado um Ciclo de Conversas sobre a Igualdade de Género, em vários locais e em diferentes formatos, sendo que, a autarquia lagoense, no dia 23 de outubro, promoveu e desenvolveu esta atividade com um grupo de jovens da escola profissional INETESE. 25 alunos tiveram oportunidade de refletir sobre a importância desta temática e de combater os estereótipos ligados ao género.

No dia 26 de outubro, realizou-se um webinário, intitulado “Concretizar Localmente a Igualdade entre Mulheres e Homens” que realçou o papel central da Administração Pública Local para a eliminação das desigualdades entre mulheres e homens, e das discriminações com base no sexo.

Em representação da Câmara Municipal de Lagoa, Catarina Machado, Dirigente da Unidade Orgânica de Ação Social, Saúde, Educação e Cultura, apresentou as boas práticas realizadas no concelho de Lagoa, ao longo da vigência do Plano Municipal de Cidadania e Igualdade de Género.

Anualmente, a Câmara Municipal de Lagoa tem incidido as suas iniciativas junto das crianças e jovens das escolas Básicas, Secundárias e Profissionais do concelho. De destacar, em 2016, a realização de um cordão humano com os alunos da Escola Básica e Integrada de Água de Pau e a rede dos Centros de Atividades de Tempos Livres do concelho. Já em 2017, foi realizado um workshop sobre a liderança feminina, que contou com uma sessão de sensibilização junto dos alunos na Escola Secundária de Lagoa, onde foram discutidos os estereótipos no mercado de trabalho, nomeadamente por existirem profissões, tradicionalmente, mais masculinas ou femininas.

Este ano, o Dia Municipal para a Igualdade comemora uma década de atividades com vista à promoção dos valores da igualdade, inclusão e participação.

DL 

Categorias: Local

Deixe o seu comentário