Lagoa celebra Dia Mundial da Arte

CML

O Museu de Lagoa – Açores irá assinalar o Dia Mundial da Arte, celebrado anualmente  hoje, 15 de abril, com diversas atividades, tendo estas sofrido algumas alterações em relação ao previsto devido à situação pandémica.

Assim, às 10h15, através da plataforma Zoom, uma turma do 10.º ano da Escola Secundária de Lagoa, irá assistir ao filme Van Gogh entre o trigo e o Céu, ao passo que outra do mesmo ano assistirá a Michelangelo – Infinito às 12h00. Estas duas ações são realizadas fruto de uma parceria com o Festival de Cinema Italiano, organizado pela Associação II Sorpasso sendo dedicado à cultura italiana, com presença em vários países.

Para alunos do 9.º ano da Escola Básica e Integrada de Água de Pau, também pela plataforma zoom, e graças a uma parceria com a RTP Açores, as ações centram-se em artistas açorianos com a difusão de dois documentários produzidos pela estação televisiva açoriana e realizados por Teresa Tomé: um dedicado a José Maria França Machado e outro a Teresa Tomé. Da parte do Museu de Lagoa irá haver junto dessas turmas uma breve referência a obras de outros artistas açorianos antes da projeção dos documentários.

A rede social Facebook da Câmara Municipal de Lagoa irá divulgar, às16h00, registos fotográficos da peça O quarto de Van Gogh elaborada pelo artesão local e bonecreiro lagoense João Arruda que representou o quarto do pintor Van Gogh. Esta peça estava inserida num atelier temático direcionado para o ATL do Centro Social e Cultural do Cabouco, porém a atividade foi adiada, de acordo com as últimas orientações da Autoridade Regional de Saúde.

Finalmente, às 20h00, a celebração do Dia Mundial da Arte, culminará com um momento dedicado ao público em geral, através da página de Facebook da autarquia, mais precisamente uma conversa com Fátima Mota sobre a obra de Catarina Branco, artista que tem patente uma exposição no Convento de Santo António.

DL

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário